TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia básica

Seminário: Economia básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Seminário  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo de economia

Teoria Keynesiana (1936): iniciou-se com a publicação da Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda. Esta teoria consegue mostrar que a combinação das politicas econômicas adotadas não funcionavam naquele novo contexto econômico , e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão.

Segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado pela demanda agregada ou efetiva. ( sua teoria inverte o sentido da lei de Say)

Para Keynes, numa economia em recessão, não existem forças de autoajustamento, por isso se torna necessária a intervenção do Estado por meio de uma politica de gastos públicos. (principio da demanda defensiva)

Monetaristas: privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do estado.

Keynesianos: recomendando o uso de politicas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Pós keynesianos: enfatizam o papel da especulação financeira, defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.

Demanda, oferta e equilíbrio de mercado

Utilidade: grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem adquirir no mercado. Como está baseada em aspectos psicológicos e preferencias, varia de consumidor para consumidor.

Teoria do valor-utilidade: contrapõe-se a teoria do valor trabalho. Pressupõe que o valor de um bem se forma por sua demanda. É subjetiva e considera que o valor nasce da relação do homem com os objetos. Representa a visão utilitarista, onde predomina a soberania do consumidor.

Teoria do valor-trabalho: considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, por meio dos custos do trabalho incorporado ao bem. (os custos de produção seriam representados pela mao de obra, em que a terra era gratuita e o capital pouco significativo). Por esta teoria o valor do bem surge da relação social entre homens, dependendo do tempo produtico que eles incorporam na produção de mercadorias. É objetiva.

As duas teorias se complementam.

Valor de uso: utilidade que o bem representa para o consumidor.

Valor de troca: se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem.

Utilidade total x utilidade marginal

Utilidade total: tende a aumentar maior a quantidade consumida do bem ou serviço.

Utilidade marginal: satisfação adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem. É decrescente porque o consumidor vai perdendo a capacidade de percepção da utilidade proporcionada por mais uma unidade do bem chegando a saturação. ( a curva da demanda e suas propriedades derivam desta teoria.)

Paradoxo da agua e do diamante: demonstra porque os preços dependem basicamente da utilidade marginal e não da utilidade total. Quando um item tem grande utilidade total mas baixa utilidade marginal, seu preço é menor. (Apesar da utilidade da agua ser maior que a do diamante, há agua em abundancia, enquanto diamantes são raros.)

A teoria da demanda baseia-se na teoria do valor-utilidade.

Demanda de mercado : pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor ( as principais são o preço do bem ou serviço, a renda do consumidor, as preferencias e hábitos do individuo, pode ainda ser influencia fatores sazonais, disponibilidade de crédito, etc)

Se a renda do consumidor aumenta e a demanda também, temos um : bem normal.

Se a renda do consumidor aumenta e a demanda diminui, temos um : bem inferior ( o individuo ganha mais e consome menos carne de segunda). Há também o bem superior – consumidor mais rico consumindo produtos de melhor qualidade

Quando a demanda do bem não é influenciada pela renda dos consumidores , temos um : bem de consumo saciado.

Quando há uma relação direta entre preços de um bem e a quantidade de outro, são estes chamados de bens substitutos ou concorrentes ( ou sucedâneos)

Quando há relação inversa é Bens complementares.

Para estudar a influencia isolada dessas variáveis, analisa-se cada uma isoladamente supondo que as demais sejam fixas. Coeteris paribus.

Lei geral da demanda : a relação entre a quantidade procurada e o preço do bem é inversamente proporcional. Pode ser representada por uma escala de procura. É suposto que a escala de procura revela as preferencias dos consumidores, ou seja, subjacente a curva há toda uma teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com