TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economias

Ensaios: Economias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Principais Questões e Problemas Abordados

Com ajuda da microeconomia, abordaremos as questões de quais bens produzir, quantas quantidades produzir ou adquirir, e a que preço. Também averiguaremos de que forma podemos atingir o máximo de lucro em nossos negócios, a partir de entendimentos do funcionamento de nossa empresa, dos concorrentes e dos compradores deste mercado.

Através da macroeconomia, por sua vez, tentaremos entender de forma mais abrangente como se dá o ambiente econômico em que nossa empresa opera. Tentaremos entender por que há inflação e quais seus malefícios aos negócios, o que determina o crescimento de um país ou região, de que forma mudanças nas taxas de câmbio podem afetar este ambiente e de que maneira os juros interferem também em nossos negócios. Buscaremos, ainda, entender o funcionamento das contas públicas e sua influência nas economias e, finalmente, o relacionamento da economia de um país com os outros países (o “resto do mundo”).

1 Há diversos casos de cientistas socias de outras áreas que, ao tentarem entender determinado fenômeno, passaram a estudar economia para tentar entendê-los melhor, e acabaram por redirecionar suas carreiras para a Economia. Muitos sociólogos, cientistas políticos, historiadores, entre outros, passaram a se dedicar à economia na busca das respostas a questões sociais. Também há na economia contribuições importantes de cientistas de áreas tão diversas, como física, matemática e biologia.

9

Relevância e atualidade

Em um curso de Marketing, poderíamos dizer que poucas coisas são mais importantes do que entender os mercados em que as empresas operam. Uma das propostas desta disciplina é justamente a de iluminar este tema; não necessariamente do ponto de vista mais prático e específico dos mercados em que se atua, mas dos mecanismos gerais que determinam o funcionamento dos mercados, ou seja, suas “leis”. Apesar de um pouco mais abstrata, esta abordagem tem a vantagem de ser aplicável a mais casos, de forma genérica, para todos os mercados.

Já com relação à macroeconomia, a relevância é contribuir para o ambiente econômico a que todas as empresas de um país estão submetidas. Entender este ambiente econômico é compreender os fatores que influenciam os negócios e permitem um posicionamento mais consciente no mercado de atuação da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com