TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Da Criança De 0 A 5 Anos; Organização E Didática Na Educação Infantil; Ensino E Alfabetização I; Ensino Da Linguagem Oral E Escrita E Ludicidade E Educação.

Por:   •  21/5/2014  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Produção textual interdisciplinar individual

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

2014

JOSY CARLA SOARES COSTA

Produção textual interdisciplinar individual

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da Criança de 0 a 5 Anos; Organização e

Didática na Educação Infantil; Ensino e

Alfabetização I; Ensino da Linguagem Oral e Escrita

e Ludicidade e Educação.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem como base de estudo as matérias e conteúdos estudados nestesegundo semestre, seu eixo temático é o trabalho do pedagogo no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e consiste em mostrar um pouco da realidade de alguns Centros Educacionais de nossa cidade. Os métodos pedagógico que iremos abordar retrata a rotina do Centro de Educação Infantil, para obtermos esses resultando fizemos entrevistas com três professores do Maternal I e Pré I e PréII.

Em nossa primeira abordagem, conversamos com a professora Giovana do Maternal I, onde o nosso questionamento teve o objetivo de conhecer seu ponto de vista de como a criança aprende.Segundo a nossa entrevistada, a criança aprende de várias maneiras, como por exemplo: através de, histórias, música lúdica e observando o ambiente natural com o estímulo do professor, favorecendo assim o desenvolvimento cognitivo. A conversa com a criança em todos os momentos deve favorecer uma relação de interação e aprendizado, como sita a professora; na hora da troca de fraudas, na hora do banho e refeições.

No segundo momento procuramos saber da professora, ao seu ver, qual é o objetivo da educação infantil? Segundo ela os objetivos são à aprendizagem e o cuidar. Pois as CEMEIs, atuam no processo de ensino e de forma suplementar atendendo necessidades mais social.

Perguntamos a educadora qual o papel do professor da educação infantil? Ela respondeu novamente que o papel do professor é educar e cuidar. O professor precisa ser um motivador e cuidador da criança, pois acredita que o futuro depende desse alicerce que é construído na primeira fase da educação. O processo de cuidado e educação de crianças pequenas se torna mais efetivo e, por conseguinte, prazeroso quando há um envolvimento real, uma sintonia entre quem cuida e que é cuidado, por meio da qual a professora é capaz de ler as múltiplas expressões das crianças, suas formas diferenciadas de comunicação e ação e intervém no sentido de acolher e envolver a criança no espaço educativo, contribuindo par o desenvolvimento integral da mesma. O que pressupõe a indissociabilidade de ambas as ações.

Perguntamos como ela trabalha com os alunos os conhecimentos: linguagem oral e escrita, alfabetização e ludicidade. Segundo ela a linguagem oral é trabalhada com musica, fantoches e historias; a escrita é trabalha com desenhos de letras, e a Ludicidade também, com letras, desenhos bolas balões jogos e ate mesmo o fantoche.

Em Nosso segundo momento da entrevista conversamos com a professora Lourdes , educadora da turma do Pré I. A professora nos falou que nesta faze, o aprendizado acontece por meio de atividades, onde o rabisco, o desenho, e as atividades lúdicas começam ser desenvolvidas de forma que leve o aluno ao conhecimento sem que seja atropelado o processo natural do aprendizado. Segundo ela, o grande objetivo da Educação Infantil é fazer com que o aprendizado seja ensinado de forma prazerosa e agradável despertando no aluno o interesse pela leitura e pelos livros que os leva através do imaginário a fantasiar seus momentos vivenciados em sala de aula. E quando questionamos o papel do professor, sua resposta foi bem objetiva quando ela nos disse que, o professor por apresentar ao aluno os meios que levam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com