TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para O Transito

Por:   •  20/4/2013  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Educação para o Trânsito

Curso: Segurança no trânsito

Professor: Carla Giovana Dagostin

Nome do aluno:

Data: 18/03/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Código: 29877 Código Versão: 14574 Tipo: Descritiva

Nível: Difícil Unidades: 3 Utilizada em: AD

1) Leia atentamente a reportagem a seguir:

Caminhar ficou perigoso sem lombadas¹

Dos 42 atropelamentos desde dezembro, 22 ocorreram após início das aulas.

BLUMENAU - Desde que as 52 lombadas eletrônicas espalhadas pelas ruas mais movimentadas da cidade foram retiradas, em dezembro, andar a pé ficou mais perigoso. O número geral de acidentes se manteve estável, mas os atropelamentos aumentaram. Desde dezembro de 2010, 42 pedestres foram atingidos por veículos, um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, quando as aulas começaram, a situação piorou quando comparada aos meses de férias: foram 22 pedestres atingidos por veículos. A Rua Amazonas é a mais perigosa, com oito acidentes do tipo entre dezembro e fevereiro e os números parciais de março não foram divulgados pelo Seterb².

A aposentada Maria dos Santos é uma das vítimas. Quarta-feira, às 16h20min, estava na Rua das Missões, indo pedir autorização de uma cirurgia para a filha na Unimed, quando um carro a atingiu sobre a faixa de pedestres, a poucos metros do lugar onde, até dezembro, havia um controlador de velocidade. Maria fraturou a bacia, a pélvis e o fêmur esquerdo. Ficou internada até ontem à tarde.

- Foi muito rápido, não sei de onde apareceu aquele carro. Só senti a pancada e desmaiei. Lembro que ouvia o moço que dirigia o carro dizer que não tinha me visto - conta, segurando um terço azul na mão esquerda.

¹ SELL, Priscila. Caminhar ficou perigoso sem lombadas. Jornal de Santa Catarina. Jornal de Santa Catarina. 22 de mar. 2011. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3247995,16736. Acesso em: 22 fev. 2013.

² Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau.

Após a leitura da reportagem anterior e do conteúdo estudado nesta disciplina, responda as seguintes questões: (3,5 pontos)

a) Qual a relação entre fiscalização e aprendizagem no trânsito?

b) Poderá existir uma atividade educativa para o trânsito sem aprendizagem e, consequentemente, uma redução na violência viária? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:

1- a) A fiscalização de trânsito contribui para diminuir os acidentes e a impunidade, e também, coibir imprudências dos usuários das vias. Como efeito, as pessoas respeitam mais as normas de trânsito e assegura condições de segurança nas vias. No Brasil, a fiscalização ainda é o melhor instrumento de educação, pois parte da sociedade ainda não assimilou valores positivos. Ela é parte integrante do processo educativo, sendo essa, a sua principal relação com a aprendizagem de trânsito, que gera um conhecimento em prol da educação no trânsito. Fazendo com que o usuário adquira a tomada de consciência e obedeçam as leis, através da punição.

b) Não, a educação esta relacionada diretamente com a aprendizagem. É essencial mudar a idéia que se tem atualmente da educação para uma nova concepção ampliada de educação que “devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo – revelar o tesouro escondido em cada um de nós”. Pode- se definir quatro aprendizagens fundamentais, que podemos chamar também de quatro competências, em torno das quais a educação deve organizar-se para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, e para que cada indivíduo possa ter uma bagagem que lhe sirva ao longo da vida para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com