TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar Ato De Consenso Ou De Conflitos

Ensaios: Educar Ato De Consenso Ou De Conflitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

FAEST/UNISERRA-FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DE TANGARÁ DA SERRA.

KEZIANE RODRIGUES BORGES DE SOUZA

XIV SEMANA PEDAGÓGICA E VI SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:

“EDUCAR-ATO DE CONSENSO OU DE CONFLITO?

Tangará da Serra

2012

A faculdade de educação de Tangará da Serra FAEST/UNISERRA realizou a XIV semana pedagógica no período de 20 a 24 de agosto de 2012, com o tema “Educar-ato de consenso ou de conflito?”, com palestras e workshop como libras, arte e educação, dinâmicas de grupos e material dourado.

Um novo paradigma na pacificação de conflitos escolares.

No dia 20 as atividades iniciaram com a palestra com o Dr. Helder Hisler com o tema: Um novo paradigma na pacificação de conflitos escolares. Ele dividiu a palestra em quatro etapas: teoria do conflito, teoria da comunicação, educação em direitos humanos e mediação em conflitos escolares. A teoria do conflito pode ser entendida primeiramente com o significado da palavra conflito que vem a ser “luz e sombra, perigo e oportunidade, estabilidade e mudança, fortaleza e debilidade, o impulso para avançar e o obstáculo que se opõe. Todos os conflitos contêm a semente da criação e da destruição. (Sun Tzu: “A arte da guerra”, 480- a.C.)”. Muitas das vezes o conflito ocorre porque somos diferentes, mas essas diferenças que fazem a vida interessante. Outro fator é o desacordo que pode ser entendido como um conjunto de preferências e prioridades, entre eu e os outros. Quando esses desacordos e diferenças têm alguma conseqüência para um ou para ambas as partes surge o problema que é outra percepção do conflito. A disputa pode ser entendida como a parte pública do conflito. A violência ocorrida nessa disputa pode ser física, emocional psicológica entre outras podendo ocorrer ate o homicídio que a eliminação da parte oponente. De acordo com Maori (94) existem vários tipos de conflito que são: conflito de relação, de informação, de interesses, estruturais e de valores. De acordo com o professor Elder existem três níveis de conflitos que são intrapessoais que ocorre dentro do indivíduo, interpessoal que ocorre entre pessoas e intragrupal que ocorre dentro de um pequeno grupo, exemplo dentro da sala de aula e intergrupal que ocorre entre grupos. A forma de melhorar a vivência e resolver os conflitos é usando a comunicação objetiva respeitando valores, percepções, usando nossa opinião como pessoal, mostrar empatia, aceitar o mal estar, escutar abertamente e respeitar os limites do próximo. A educação em direitos humanos veio como uma ferramenta para aprimorar a mentalidade coletiva, priorizando a solidariedade, o respeito às diferenças e tolerância, combatendo o preconceito, a discriminação e a violência, promove valores como a liberdade, igualdade e justiça. Outro fator importante é a mediação desses conflitos na escola que pode ser feita pelo professor e equipe pedagógica através do diálogo.

O novo acordo ortográfico

No dia 23 de agosto tivemos a palestra com o professor Nilson Rodrigues Milan com o tema “O novo acordo ortográfico”, teve o objetivo de mostrar as mudanças ocorridas na língua portuguesa escrita, pois a falada continuou a mesma. O alfabeto tem 26 letras, foram reintroduzidas as letras K, W, Y(essas letras tinham sido retiradas em 1947). O palestrante explicou que não se usa mais o trema (¨), em cima da letra U (o trema só continuou nas palavras estrangeiras),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com