TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar Nos Dias De Hoje

Trabalho Escolar: Educar Nos Dias De Hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação

Educar nos dias de hoje é desenvolver a capacidade integral da pessoa como cidadã. Independentemente da disciplina ministrada. Este conceito sustenta-se em quatro pilares:

• no aprendiz

• no educador

• no sistema de educação,

• nos fundamentais

Introdução:

A criança começa seu mundo de brinquedo e fantasia na sua própria casa, expandindo-se posteriormente (via de regra) para rua ou ambientes extra casa, para socializar-se e divertir-se. Quando começa sua vida escolar, ela não deixa de lado sua vida rotineira de brincadeiras, porém, ganha um “algo a mais” na instituição que está. Isso seria porque a criança já ingressa na escola com uma certa “bagagem” de brincadeiras, e na escola ela absorve a riqueza e diversidade nas experiências que lhe são oferecidas, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Isso não apenas nas séries iniciais, mas com uma continuidade nas séries finais.

O conhecimento do mundo sempre foi buscado através da linguagem escrita. Hoje, no terceiro milênio, a escola é desafiada a proporcionar a reconstrução do conhecimento do mundo através de outras linguagens, (no caso Educação Física).

A aprendizagem e o ensino já não se fazem exclusivamente na escola, que está em crise face aos novos desafios. Transmitir conhecimentos simplesmente não tem sentido ensinar a ler escrever a língua pátria já não é suficiente porque outras linguagens surgem cotidianamente.

Justificativa:

É pensando na interação do grupo (comunidade escolar) que resolvi desenvolver o projeto Corpo e Mente na escola visando uma aproximação maior entre o professor e aluno, em que o mesmo se sinta o prazer de estar bem, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Tanto o esporte quanto a dança e o teatro na escola trás para o aluno o desejo maior de ver a importância de estar bem com o corpo e com a mente.

A lei de Diretrizes e Bases promulgada em 20/12/1996 orienta para a interação da Educação Física a proposta pedagógica da escola, responsabilizando a própria escola e o professor pela ação educativa.

Após discussão do Projeto Pedagógico, a Escola Vida e Esperança apresentam como tema gerador para o período do segundo semestre de2010 o tema Corpo e Mente, partindo da seguinte problematizarão: O que se entende por Corpo e Mente?

Objetivo Geral:

Construir conhecimentos sobre o corpo na perspectiva de auto cuidar-se e auto preservar-se. Partir de um corpo estritamente biológico para a descoberta de um corpo que se comunica. Elaborar, graficamente, contornos de corpos em harmonia e em comunicação.

As atividades praticas englobam os fundamentos técnicos, tais como: o domínio de corpo e da cadeira de rodas, a manipulação ou domínio de bola. Os dribles, os passes, os arremessos e os rebotes, assim como, os aspectos táticos ofensivos e defensivos do jogo propriamente dito. O projeto também visa proporcionar momentos de lazer, de recreação, de interação entre os alunos e comunidade escolar.

Objetivo específico:

O trabalho de Educação Física nas séries finais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.

O teatro faz desinibir o aluno pois a comunicação, o diálogo tem importância fundamental no que diz respeito a oralidade, ampliando a percepção da formação crítica do cidadão.

Procedimentos metodológico:

Aulas expositivas apresentando os conteúdos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com