TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçaõ A Distancia

Artigos Científicos: Educaçaõ A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  5.819 Palavras (24 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 24

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças das séries iniciais. Analisar as causas e consequências dessas dificuldades, refletir sobre os fatores sociais, psicológicos, emocionais e físicos que interferem na aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho foi elaborado uma revisão bibliográfica através de autores que tratam deste tema, tais como: Rubem Alves (1981); Emília Ferreiro (2000); John Dewey; Florestan Fernandes; Gabriel Chalita; Paulo Feire; Piaget; D. Ausubel; José Manuel Moran; Bruner, Vygotsky, Nóvoa e outros como LDB, PCNs, revistas, etc. Verificou-se que várias dificuldades estão relacionadas a fatores sociais, por falta de acompanhamento familiar bem como alguns aspectos orgânicos também foram detectados. Procurar pensar no papel do pedagogo com relação aos alunos que não alcançam sucesso na aprendizagem, como um agente social, que vai além das quatro paredes de uma sala de aula ou dos limites do portão de uma escola. Abordar o papel do professor enquanto profissional responsável pela educação formal do aluno. Discutir os conceitos de aprendizagem e colocar em foco o sistema de avaliação e as possíveis consequências do fracasso escolar e da dificuldade de aprendizagem na formação do indivíduo enquanto ser social em pleno desenvolvimento integral.

Palavras – chave: aprendizagem, dificuldades, desenvolvimento.

Abstract

This work aims to investigate the learning difficulties presented by the children of the lower grades.Analyze the causes and consequences of these difficulties; reflect on the social, psychological, emotional and physical factors that affect learning. To develop this work, a literature review was prepared by authors dealing with this subject, such as RubemAlves (1981); Emily Smith (2000); John Dewey; FlorestanFernandes; Gabriel Chalita; Paul Feire; Piaget; D. Ausubel; José Manuel Moran; Bruner, Vygotsky, and others like Nóvoa LDB, PCNs, magazines, etc..It was found that several difficulties are related to social factors, lack of family support as well as some organic aspects were also detected.Browse think of the role of the teacher in relation to students who do not achieve success in learning, as a social agent that goes beyond the four walls of a classroom or the boundaries of a school gate.Address the role of the teacher as professional responsible for the student's formal education.Discuss the concepts of learning and putting into focus the evaluation system and the possible consequences of school failure and learning difficulties in the formation of the individual as a social being fully integral development.

Keywords: learningdifficulties, development.

1. INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje se tornou normal ouvirmos dizer que as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos nas escolas estão ligadas a alguma dificuldade orgânica da criança. No entanto é preciso analisar se esta afirmação é mesmo verdadeira. Mas será que os educadores já tentaram de tudo para que seus alunos tenham sucesso no processo de aprendizagem? Será que já empregaram metodologias diferenciada para cada criança?

Atualmente vive-se em um mundo globalizado, onde cada individuo precisa estar sempre em um contínuo processo de aprendizagem. Dentro deste contexto de um processo de aprendizagem continuo, os pedagogos acabam se deparando com um número muito grande de alunos que apresentam dificuldades durante este processo. Mas como descobrir por que alguns alunos não aprendem? Seriam problemas físicos? Sociais? Psicológicos? Desinteresse? E qual seria a verdadeira função do professor neste processo de superação das dificuldades de aprendizagem? Observa-se que é um tema que causa bastante discussão, pois as dificuldades de aprendizagem possuem causas variadas.

Neste sentido é muito mais proveitoso buscar meios, de auxiliar o educando a reconhecer suas potencialidades fazendo com que usem isso para superar suas dificuldades e edificar o seu processo aprendizagem, o qual é de extrema importância para o ser humano. É preciso reconhecer que na contemporaneidade a educação ganhou uma nova dimensão e é preciso que o professor saiba reconhecer as diferenças, a individualidade de cada aluno para que assim consiga atender suas necessidades. Neste sentido, FREIRE (1987, p. 80) afirma: “(...) como professor preciso me mover com clareza, preciso conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da prática, o que me pode tornar mais seguro do meu próprio desempenho”.

Estudos realizados em um âmbito global concluem que o erro não está na criança, mas na metodologia utilizada com esses alunos. Refletir sobre a aprendizagem como “essencial” necessita de um analise mais detalhada sobre o verdadeiro significado do processo ensino-aprendizagem, uma vez que este deve estar voltado para a formação de cidadãos críticos e que sejam capazes de transformar o mundo.

O objetivo geral deste trabalho é o de refletir sobre a real função do professor e suas ações no intuito de diminuir os reflexos negativos na vida das crianças que possuem necessidades educacionais especiais. Tendo como objetivos específicos: identificar as causas das dificuldades de aprendizagem; discutir a postura dos educadores diante dessas dificuldades; buscar alternativas que diminuam as consequências dos fatores sociais e pessoais dos alunos em sua aprendizagem.

A escolha deste tema se justifica pelo fato de que é preciso que os educadores possuam a consciência de que não se pode ficar de braços cruzados, inertes, diante de tantas crianças que possuem necessidades educacionais especiais. É preciso buscar soluções, respostas a tantas indagações, anseios e alcançarmos uma visão de que mesmo com tantos problemas físicos, sociais, emocionais que nossos alunos enfrentam, há sempre algo que poderemos fazer por eles, somos capazes de ajudá-los. Segundo FREIRE (1987, p. 32),a boa escola não é a que ensina coisas, mas a que permite a superação da pelas curiosidades epistemológicas, permitindo ao educando o levantamento de perguntas e questões.

Para dar fundamentação teórica ao estudo, buscar-se-á referencial teórico por meio de levantamento bibliográfico. Nas palavras de Lüdke (1986, p. 01) “para realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele”.

Pode-se dizer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com