TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação A Distancia

Monografias: Educação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  4.804 Palavras (20 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 20

Relações humanas

Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e trabalhados, mediante experiências reconstrutivas, em termos de tarefas e processos que minimizem as ameaças ao "ego" e desenvolvam formas de interação compatíveis com uma ampliação quantitativa e qualitativa de cognições, afetos e condutas.

Essa reconstrução implica o desenvolvimento de um clima de confiança mútua, em que todas as cartas possam ser colocadas na mesa, onde as fórmulas de cortesia ou de ataque-e-defesa possam ser substituídas pela genuína consideração pelo outro, pelo compartilhamento de pensamentos, sentimentos e ações, pela adesão a uma tarefa comum gerada pelo próprio grupo em direção ao seu auto-conhecimento.

Nesse sentido, os papéis desenvolvidos no grupo propiciarão a atualização das diferenças individuais e não receitas de condutas normativas, o desenvolvimento de conceitos como frutos da interação, a aprendizagem de novas maneiras de interagir, desenvolvendo as habilidades e talentos, à maneira dos diferentes músicos que compõem uma orquestra. Sanções, persuasão, manipulação cedem lugar a uma relação de integração, permitindo encontrar soluções através das quais as partes obtêm seus objetivos sem que nenhuma seja obrigada a sacrificar sua essência.

liderança

A busca de uma definição para a palavra liderança tem produzido intensos debates, especialmente entre aqueles que procuram estabelecer uma diferença entre liderança e administração e também no meio daqueles que desejam saber se ela vem como decorrência de uma condição genética ou se pode ser aprendida. Quando se pretende uma definição das competências que devem ser desenvolvidas pelo líder, conseguir algum tipo de concordância nem sempre é fácil, o consenso é extremamente raro e a unanimidade, então, é virtualmente impossível, tal a quantidade de variáveis a serem consideradas e a subjetividade das avaliações.

Na verdade, não há um único atributo, um único comportamento ou uma única competência capaz de, por si só, distinguir um líder. Pelo contrário, há um vasto cardápio de possibilidades dentro dos atributos, das características pessoais, das habilidades e dos traços de que disponha determinado indivíduo, em virtude dos quais expressará intencionalmente atitudes, comportamentos, hábitos, práticas ou procedimentos, que finalmente se desenvolverão na forma de competências

É possível que, sob determinadas circunstâncias ou numa situação particular, essa ou aquela habilidade possa se demonstrar mais necessária que as demais ou até eventualmente que, por uma afortunada coincidência, alguém venha a se destacar, mesmo sendo pouco dotado.

De uma forma geral, no entanto, o verdadeiro líder é aquele que tem a sabedoria para aprender a fazer o uso equilibrado e produzir a combinação adequada desse arsenal de competências. E essa sabedoria, sim, é um talento escasso.[4]

É fato inquestionável, porém, que todos os líderes, na verdadeira acepção da palavra, não podem prescindir de habilidades para gerenciar pessoas e são diretamente responsáveis por estabelecer um clima sadio de relações interpessoais no ambiente de trabalho, fator indispensável para a formação de equipes eficazes. Trabalhar ao lado de pessoas positivas e animadas em um clima amistoso e tranqüilo é o desejo de boa parte dos profissionais. Mais que bons salários e benefícios, o bom clima organizacional é um dos fatores que mais elevam a motivação e, por conseqüência, a produtividade.

Uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com mostra que o bom ambiente de trabalho é mais importante para 52% dos entrevistados, ficando à frente de oportunidades de promoção (22%) e salário (14%).

Baseados em pesquisas e entrevistas eles descobriram "cinco práticas comuns às melhores experiências pessoais em liderança". Sempre que conseguiam resultados extraordinários nas organizações, é porque os líderes se engajaram nessas Cinco Regras Básicas da Liderança Exemplar (p. 9):

1.desafiar o estabelecido;

2.inspirar uma visão compartilhada;

3.permitir que os outros ajam;

4.apontar o caminho;

5.encorajar o coração.~

4. Temática da Liderança no campo da Administração

perspectiva trazida por Frost vem corroborar para noção da responsabilidade gerencial no

sentido do trabalho. Gerência liderança são dois temas correlates, mas que nem sempre

apresentam nítida diferenciação para maioria das pessoas. liderança, como será

apresentada seguir, uma das habilidades que gerente apresenta (ou deveria). por esta

habilidade que os gerentes se mantém sintonizados com questão da percepção do sentido do

trabalho para indivíduo.

Conforme ressalta Motta (2003:13), "a partir dos anos 1980 inicia-se uma era de separação

mais nítida entre gerentes líderes. Assim, definem-se as habilidades de liderança, em

contraste com elementos clássicos de chefia, mas considerando-as tanto como passíveis de

aprendizado quanto como necessárias boa gerência".

Embora tenhamos muitos termos para denominar indivíduo que coordena esforços para um

objetivo comum, os conceitos por vezes não permanecem claros.

diferenciação entre "líder" "gerente" cada vez mais acentuada com as pesquisas

acadêmicas. Segundo Kotter (2000:51), gerente lida com complexidade, coloca mantêm

os processos funcionando, através de planejamento, organização, direção e controle. Já líder

trabalha com mudança, através do estabelecimento de direcionamento, visão de futuro,

agregando as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com