TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação A Distancia

Dissertações: Educação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  6.848 Palavras (28 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 28

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO

INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

Utopia é o mais importante exercem uma influência não mensurável, mas certamente enorme, sobre a pedagógica de incontáveis professores nos seus cotidianos escolares. Atravessaram fronteiras no tempo e no espaço, e através destes professores, atingira os objetivos destinados. Mas educação de muitas gerações de estudantes e mais ainda contribuíram para a consolidação de uma mentalidade utópica em educação. Não uma utopia acabada, mas sempre nova e renovadora, em cada pessoa, em cada sociedade, em cada época, pois, o potencial criador e transformador. Social e individual da Utopia, mais particularmente, das utopias pedagógicas. Nelas reside à força da superação e da mudança.

E que tipo de professor se quer? Que tipo de aluno? Quais conhecimentos se irão priorizar? São todas questões que talvez sejam bem mais importantes que muitas das respostas que foram impingidas aos educadores nestes tempos. O planejamento é um processo de sistematização e organização das ações do professor. O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo o momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos, são definidas a partir de improvisações. A realidade educacional é dinâmica. Planejamento é um “processo de tomada de decisão sobre uma ação”. Processo que num planejamento coletivo (que é nossa meta) envolve busca de informações, elaboração de propostas, encontro de discussões, reunião de decisão, Em síntese, o planejamento é uma tomada de decisão sistematizada, racionalmente organizada sobre a educação, o educando, o ensino, o educador, as matérias, as disciplinas, os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, a organização administrativa da escola e sobre i sistema escolar. Este planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas educacionais. O planejamento da escola corresponde às ações sobre o funcionamento administrativo e pedagógico da escola para tanto, este planejamento necessita da participação em conjunto do sistema escolar. O planejamento de ensino: envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino, que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada. O planejamento de aula: organiza ações referentes ao trabalho na sala de aula. É o que o professor prepara para o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos coerentemente articulado com o planejamento curricular, com o planejamento escolar e com o planejamento de ensino.

Objetivos educacionais orientam a tomada de decisão no planejamento, porque são proposições que expressam com clareza e objetividade a aprendizagem que se espera do aluno, são os objetivos que norteiam a seleção e organização dos conteúdos, a escolha dos procedimentos metodológicos e definem o que avaliar. Os objetivos são finalidades que pretendemos alcançar. Retratam os valores e os ideais educacionais, a aprendizagem dos conteúdos das ciências, as expectativas e necessidades de um grupo social. O objetivo geral expressa propósitos mais amplos acerca da função da educação, da escola, do ensino, considerando as exigências sociais, do desenvolvimento da personalidade ou do desenvolvimento dos alunos. Desde os primeiros meses, a criança passa por experiências e interações com outras pessoas, influenciando a maneira com o se desenvolve. Em se tratando das crianças que frequentam a Educação Infantil, os momentos de aprendizagem devem satisfazer às condições descritas acima: oportunizar tempos e espaços que permitam a interação entre os diferentes indivíduos, momentos sempre mediados e mediadores das ações pedagógicas. Em função das características da aprendizagem e do desenvolvimento, o jogo (brinquedos, brincadeiras e formas lúdicas) e a linguagem (em suas distintas manifestações: oral, escrita, matemática, artística) são instrumentos privilegiados que devem estar sempre mediando às atividades.

Trabalho coletivo presente trabalho suscita a importância da educação infantil, para o desenvolvimento integral do aluno. Para isso, trago uma ideia de como pode ser organizado o ambiente de trabalho nessa etapa, que atitudes o professor deve ter com a criança dessa fase, por qual caminho deve seguir o planejamento e a avaliação na educação infantil e ainda relevância do brincar na construção do ser humano adulto. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil Toda a educação é um processo teleológico, ou seja, tem objetivo a serem alcançados, vemos nos projetos pedagógicos, diversas habilidades e competências as quais as crianças devem adquirir em determinado período de tempo. Entretanto, para alcançar metas, precisamos compreender que necessitamos de algumas estratégias que nos auxiliam nessa caminhada, entre tantas citaremos aqui a organização do ambiente de sala de aula, a dinâmica de trabalho e atitudes entre professores e alunos e ainda o planejamento e a avaliação. A relevância do brincar na formação do aluno da educação infantil Muitas pessoas ainda acredita que o brincar é perca de tempo ou então, que é uma simples atividade que as crianças fazem para preencher um horário vazio. Na verdade, o brincar vai muito além, ele constrói personalidades, influencia atitudes, revela medos e vivências.

No que se diz respeito ao ensino fundamental, contexto no qual começo a realizar pesquisa sobre o tema, parece-me que a discussão do tema requer, preliminarmente, a consideração de alguns pontos que, embora pareçam independentes, estão intimamente relacionados entre si: 1) busca de uma possível direção colegiada da escola, com vistas à distribuição democrática do poder; 2) configuração de uma estrutura didática em conformidade com os mais recentes avanços e contribuições das ciências com relação ao desenvolvimento da criança e do adolescente; 3) redimensionamento do currículo escolar de modo a abarcar a cultura em suas múltiplas dimensões para dar conta da formação integral da personalidade dos educandos; 4) atenção e cuidado para com o trabalho docente, pelo oferecimento das condições exigidas pela natureza do trabalho pedagógico e pela implementação de formas coletivas de planejamento, execução e avaliação desse trabalho; 6) afirmação da autonomia do educando para aprender e dimensionamento da consequente autonomia que se lhe deve proporcionar para participar das tomadas de decisões escolares; Trabalho Docente Uma reformulação da estrutura da escola fundamental com vistas a adequá-la ao oferecimento de uma educação como prática democrática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com