TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação A Distância

Ensaios: Educação A Distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:

CONCEITO, HISTÓRICO, MEIO E RECURSOS.

1. O que é educação a distância, quais são suas características e sua importância?

É o conhecimento passado sem o contato direto entre aluno e professor, é a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, a principal característica deste sistema de educação, e que o professor e o a aluno não dividem o mesmo espaço. Esta forma de adquirir conhecimento é importante já que pode alcançar diversos alunos em lugar e onde outro tipo de educação teria dificuldade em chegar, é também importante devido a imposição de atualização permanente e etc...

2. Faça uma análise crítica da EAD no Brasil, considerando o histórico, a legislação e as políticas do MEC (pesquise a legislação e as políticas na internet).

No Brasil, quando se fala em Educação a distância, é comum pensar que ensino a distância significa menos trabalho e comprometimento. Aos que ainda estão reticentes e preconceituosos a este forma de educação, é importante saber que a educação a distância veio para ficar pois é inclusiva e nos transmite informações de forma rápida e fácil, essencial para os dias de hoje.

No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que foi regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05 (que revogou o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, e o Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998) com normatização definida na Portaria Ministerial n.º 4.361, de 2004 (que revogou a Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998 ).

3. Quais são as diversas formas e meios de a EAD vencer as distâncias? Explique, sinteticamente, como podem ser usados.

N a educação a distância independentemente do tempo e do espaço, o aluno pode converter-se em sujeito protagonista de sua própria aprendizagem, devido ao uso sistemático de materiais educativos, reforçado por diferentes meios e formas de comunicação.

4. Quais são os principais fatores para se ter uma EAD de qualidade?

A criação de cursos de EAD, via internet, deve constantemente questionar se as novas tecnologias de comunicação presentes serão capazes de levar o aluno à construção significativa do conhecimento. Por isso é necessário um adequado e contínuo acompanhamento do material educativo posto lá. Já que os mesmos devem sempre possuir a capacidade de levar o aluno à construção significativa do conhecimento.

5. Busque conceitos de EAD na internet e transcreva uns três ou quatro.

• Educação a Distância é uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes.

• Educação à Distância é uma metodologia de ensino em que as tarefas docentes acontecem em um contexto distinto das discentes, de modo que estas são, em relação às primeiras, diferentes no tempo, no espaço ou em ambas as dimensões ao mesmo tempo.

• Educação à Distância é uma forma sistematicamente organizada de auto-estudo, onde o aluno se instrui a partir do material que lhe é apresentado; onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do aluno sâo levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível à distância, através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer essa distância, mesmo longa. O oposto da educação à distância é a educação direta ou educação face a face: um tipo de educação que tem lugar com o contato direto entre professores e alunos.

• A Educação à Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação do lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Implica novos papéis para os alunos e para os professores, novas atitudes e novos enfoques metodológicos.

UNIDADE 2

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIA

1. Justifique, com vários argumentos, a afirmação de Skinner que “O estudante que foi bem ensinado não teve ocasião de aprender como aprender”.

Cada problema resolvido com o auxílio do professor é um problema a menos para o aluno aprender a resolver sozinho. Quanto mais bem sucedido for o professor em espalhar o conhecimento, tanto menos ocasiões terão os alunos de explorar o desconhecido. De plena posse das conclusões já alcançadas e das decisões feitas, o aluno pode não ter ocasião de aprender como concluir ou decidir. Quanto maior for a sua familiaridade com os métodos e pontos de vista estabelecidos, tanto menor o lugar para criatividade ou originalidade. Se existe uma palavra para descrever o que parece ficar faltando quando o ensino é muito bem sucedido, é a chance de aprender a pensar

2. Com base na fundamentação científica da neurociência e da psicologia, faça uma relação de tudo que você deve fazer para conseguir uma aprendizagem eficaz. (Cerca de 20 tópicos).

Estar sempre buscando informações

Se envolver em debates sobre o assunto.

Aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto.

Ter organização.

Dedicar algumas horas diárias para o estudo.

Ter um local adequado para o estudo.

Participar intensamente de uma turma virtual.

Trocar ideias.

Compartilhar dúvidas.

Fazer atividades que desenvolvam o aprendizado...

3. Por que o pedagogo precisa saber bem neurociência? (Responda em cerca de 2 páginas).

É importante preocupar-se com o bom conhecimento do pedagogo em neurociência pois tendo o professor um bom conhecimento nesta área, é capaz de desenvolver a docência de maneira diferenciada, com qualidade e voltada para o estudante.

Além disto, Com o avanço da Neurociência determinados procedimentos e acontecimentos pedagógicos não mais serão vistos da forma: “eu acho que meu aluno aprende melhor seu eu fizer desse jeito do que daquele”. Passa-se a ter dados objetivos para afirmar que x funciona melhor que y no que se refere aos métodos de ensino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com