TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação A Distância

Artigo: Educação A Distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Educação a distância

No mundo atual a Educação a distância vem despontando como o ensino do futuro, onde o aluno é o principal elemento do seu próprio processo de ensino, de criação e interação. Há não muito tempo, os meios de comunicação para grandes distâncias eram ainda bastante incipientes, processando-se quase que unicamente por correspondência.

A EAD no Brasil nasceu no século XX. Considera-se o marco inicial um curso de idiomas no Rio de Janeiro, em 1904. Depois entre 1922 e 1925, com Roquete Pinto e a Rádio sociedade do Rio de Janeiro, a partir da inserção da radiofusão da cultura. Em seguida, temos algumas experiências feitas pela Marinha e pelo Exército Brasileiro, pelo Instituto Rádio Monitor, criado em 1939, assim como pelo Instituto Universal Brasileiro, fundado em 1939, assim como pelo Instituto Universal Brasileiro, fundado em 1941. A estes seguiram-se outras alternativas, como o Projeto Minerva, na década de 70, os canais de TV educativos, como a Fundação padre Anchieta de São Paulo, o Telecurso 2000, que contam com o apoio de redes educativas.

As gerações da EAD: 1ª geração – 1880, as formas de comunicação eram por meio de correios e correspondências, a tutoria era feita pela instrução por correspondência, a interatividade: aluno/material didático escrito. 2ª geração – 1921, as formas de comunicação eram via rádio, TV e outros recursos didáticos, como: caderno didático, apostilas, fita k-7. A tutoria era feita com atendimentos esporádico, dependendo de contatos telefônicos, quando possível, pouca ou nenhuma interação professor/aluno. 3ª geração – 1970, as formas de comunicação eram integração áudio e vídeo e correspondência. A tutoria oferecia suporte e orientação ao aluno. Discussão em grupo de estudo local e uso de laboratórios da universidade nas férias. A interatividade acontecia através do guia de estudo impresso, orientação por correspondência, transmissão por rádio e TV, audioteipes gravados, conferência por telefone, kits para experiências em casa e biblioteca local. 4ª geração – 1980, as formas de comunicação se dava através da recepção das lições veiculadas por rádio ou televisão e audioconferência. A tutoria oferecia atendimento Síncrono e Assíncrono, dependendo de contatos eletrônicos. Comunicação síncrona e assíncrona com o tutor, professor e colegas. 5ª geração – 2000 formas de comunicação Síncrona e assíncrona. Atendimento regular por um tutor, em determinado local e horário. Interação em tempo real ou não, com professor do curso e com os colegas de curso.

No momento estamos vivendo a 5ª geração.

As vantagens de estudar em EAD são: Flexibilidade de local e horário, economia de tempo e dinheiro, uniformização e rápida atualização, maior controle da instituição e do próprio treinamento sobre o seu aprendizado, conforto sem constrangimento, cada um pode estudar no seu próprio ritmo, flexibilidade de aprendizagem, etc. As desvantagens também existem, no entanto embora muitos mencionem a falta de contato entre alunos e professores como um ponto negativo principal, com o avanço da tecnologia já existem universidades que possibilitam essa integração semelhante a uma sala de aula, com a única diferença das pessoas não ocuparem o mesmo espaço. Além disso, o comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com