TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação A Distância

Dissertações: Educação A Distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

Maria Aparecida de Araújo

Universidade Estadual de Maringá

O objeto de estudo deste artigo é o curso de Especialização em Gestão Pública, e descreve como se desenvolve a Avaliação do Desempenho na Modalidade de Ensino a Distância e na qualidade da Especialização na modalidade de Ensino a Distância.

Este artigo foi publicado na revista Universidade e sociedade n.39(fev./2007p.93-105), do ANDES – SN, lançada no 26 Congresso do...

http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT5/113725.pdf

O artigo descreve como está a Educação a Distância no Brasil, desde o surgimento até hoje, suas evoluções com as novas tecnologias, a globalização e a Democracia.

O artigo destaca a importância da avaliação em EaD para se ter qualidade é indispensável a junção entre meios técnicos, organização de apoio e tutoria e assim a aprendizagem se torna independente e flexível.

No século XXI a sociedade globalizada sofreu determinadas mudanças e o paradigma que norteia essa sociedade é o mesmo em gestão à distância.

Com a inserção de ambientes informatizados de apoio à aprendizagem, abriu-se a possibilidade de uma avaliação mais processual e qualitativa, inclusive com a criação de ferramentas próprias, diversas formas de acompanhamento, como: diários, porfóliuns, nível e quantidade de interação, incidência e qualidade de mensagens, dia, data e hora do envio das atividades e trabalhos, entre outros. O aumento da possibilidade de acompanhamento deve ser pautado por uma abordagem avaliativa coerente, ao contrário pode-se estar implementando um sistema de avaliação sofisticado, mas extremamente tradicional e mecanicista, mais voltado para o exame e constatação do que para a avaliação no seu sentido amplo (SOUZA, 2005, p.92).

Segundo, Souza (2005) o uso correto das ferramentas disponíveis nos ambientes de aprendizagem acompanha o aluno de forma sistemática, o seu desempenho e a qualidade da sua aprendizagem.

Na educação à distância, o modelo de avaliação da aprendizagem do aluno deve considerar seu ritmo e ajuda-lo a desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Mais que uma formalidade legal, a avaliação deve permitir ao aluno sentir-se seguro quanto aos resultados que vai alcançando no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação do aluno feita pelo professor deve somar-se a auto-avaliação, que auxilia o estudante a tornar-se mais autônomo, responsável, crítico, capaz de desenvolver sua independência intelectual. A avaliação responsável é fundamental para que o diploma conferido seja legitimado pela sociedade (BRASIL, 2002, p.20).

A avaliação e um elemento substancial no processo de ensino e aprendizagem, ela certificara a seriedade e a credibilidade das especializações oferecidas. Esta necessidade é mais evidente em um sistema à distância, que exige por sua própria natureza maior precisão e antecipação de um conjunto sistemático de ações que visam levar a efetivação da aprendizagem na modalidade EAD como também a interação professor e ao aluno.

A avaliação não pode ser vista isolada de uma proposta educacional, é importante que traga em seu bojo um processo de transformação, uma proposta de ação e que se modifique a uma determinada situação. Em educação a distância, para que a avaliação da aprendizagem possa ser um elemento formativo de grande importância, ela deve ser segundo (GARCIA ARETIO, 1995):

Aberta: utilizar mais de um meio.

Realizavel a qualquer momento: depender mais do estudante e de seu proprio processo de aprendizagem do que das especulações e conveniencias da instituição docente que promove o curso.

Pescritiva ou corretiva: oferecer infirmações sobre os erros cometidos e suas possiveis causas, orientação sobre a resposta e como alcançá-la por meio dos proprios erros, mediante material especialmente corretivo.

Docente: mais que medir quantidades ou refletir o momento pontual, parte da situação presente para levar o processo de aprender mais à frente, em busca de seus objetivos.

Ainda segundo Garcia Aretio(1995), a avaliação de qualidade em EaD só é realizada se estiver centrada nos distintos níveis de coerencia, ajuste ou adaptabilidade, resumindo nas seguintes relações:

Funcionalidade: coerência entre os objetivos, metas e resultados educativos, sistemas de valores, expectativas e necessidades culturais e socioeconomicas de uma comunidade.

Eficácia e efetividade: coerência entre metas e objetivos, metas e resultados.

Eficiência: coerência entre metas e objetivos prpostos institucionalmente e os recursos educativos (relação-entrada-meio-produto);

Disponibilidade: coerência entre metas e objetivos propostos institucionalmente e os recursos humanos, materiais e aspectos economicos de que se pôde dispor para iniciar o processo.

Inovação: coerência entre os resultados obitidos, cujas deficiências se concretizam no catálogo de melhorias necessárias ao alcance das metas e a decisão de inová-las e revisá-las bem.

Vamos fazer algumas reflexões sobre avaliação instituicional. A questões de avaliações comparativas com e educação presencial tem vários trabalhos mencionados em Moore(1996, p. 63). Ele destaca: “O que faz qualquer curso bom ou ruim é a consequência de quão e bem estruturado, acessado e conduzido, e não se os estudantes estão face a face ou a distância”.

Moore(p.120) cita ainda que “um dos pontos fracos no planejamento e desenvolvimento de muitos programas de educação a distância é a falta de checagem rotineira dos materiais e da mídia. A avaliação deve ser feita continuamente por meio de ciclos de planejamento, desenvolvimento e implementação, para assegurar o funcionamento de tudo como planejado”.

O artigo ciêntifico menciona o cursoEspecialização em Gestão Pública e tem como objetivo a qualificação profissional de agentes egressos (gestores e formuladores de politicas) que estarão capacitados para intervirem na realidade social, politica e economica do país.

Conforme Litwin (2001), os programas de educação a distância privilegian o desenvolvimento para o ensino em detrimento da orientação aos alunos, das tutorias, das propostas de avaliação ou de criação de comunidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com