TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Adequada

Monografias: Educação Adequada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

O grupo atua como um elemento formador, pois é através das relações e contatos com outras pessoas (colegas, amigos, familiares, professores...) que a criança, desenvolve seus hábitos e atitudes de convívio social. A escola é um lugar de vivência e relações humanas, já que ao passar do tempo, pode-se esquecer alguns conteúdos, a matéria em si, porém os momentos vividos juntos e os valores que foram veiculados nesse convívio serão lembrados pelo aluno durante sua vida e será uma marca em sua personalidade.

O aluno age de forma integral, não somente com a razão, mas também com sentimentos e emoções, o que torna o ato de ensinar e aprender um processo social, interativo, de transmissão, troca, expressão, compartilha, manifesto e interação de conhecimento e ideias.

As principais relações que ocorrem em uma sala de aula são entre professor-aluno e aluno-aluno. O responsável por orientar, incentivar e estimular o aluno nas atividades para aproveitar ao máximo seus potenciais é o professor. Cabe ainda ao professor ajudar o aluno a “organizar” suas ideias e deixar o saber mais claro e preciso na mente de seus alunos.

Antes de tudo o professor não pode esquecer que ele é um educando, e que sua tarefa na escola não se resume em passar informações, conceitos e ideias. Acima de tudo o professor contribuirá para a formação da personalidade de seus alunos, através das suas relações e atitudes para com eles, e assim transmitir valores e princípios de vida.

Ocorre então um “intercâmbio” entre o professor, com seus conhecimentos científicos, seu saber organizado e suas expectativas para com o aluno, e o aluno com seu saber sistematizado, conhecimento empírico e seu modo de falar e pensar decorrente de seu ambiente cultural. Neste “intercâmbio”, um dos fatores principais será o diálogo, onde o conhecimento será construído em conjunto, sendo um processo social, capaz de fazer com que professor e aluno ensinam e aprendem um com o outro.

Pode-se citar também um confronto entre autoridade e autoritarismo. O autoritarismo é uma sequência agravada da autoridade, e a autoridade é um equilíbrio (já que passando deste equilíbrio se torna autoritarismo). O que é necessário para uma construção de conhecimento é a autoridade amiga, desempenhada pelo professor, onde estimula, incentiva e orienta, ajudando seus educandos a corrigir erros e superar falhas, o que mostrará caminhos e perspectivas para a vida.

Encontramos ainda em sala de aula, a questão da disciplina, que pode ser dividida em relação ao ensino, que é um conjunto de conhecimentos com suas características próprias e métodos particulares de trabalho, ou em relação ao indivíduo, que são as regras de conduta, de comportamento que podem ser impostas do exterior (heterodisciplina) ou ser aceitas livremente pelo indivíduo, regulando seu comportamento (autodisciplina). Desta forma, disciplina trata então de uma construção, porque o aluno vai conduzindo e dirigindo o seu comportamento de forma a construir a sua vida e sua cultura.

Associando todos os itens com motivação e incentivo, que devem ser fortemente explorados do professor, para que o aluno sinta-se cativado e com “sede” de aprender, finalizaremos uma educação adequada, que não esta somente dispondo o simples conhecimento técnico, mas que por outro lado associa os valores e princípios que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com