TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Básica: Em Construção De Um Futuro Melhor

Ensaios: Educação Básica: Em Construção De Um Futuro Melhor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Tendo como objeto de estudo os diversos temas relacionados à educação, tanto no processo teórico quanto no prático, a pedagogia busca principalmete a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Ela também está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

A arte de ensinar que faz feliz “aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”(Cora Coralina), já conduziu e conduzem milhões de crianças a terem uma perspectiva que as levam a desencadear os processos de criatividade, que, por meio de novas tecnologias de ensino e práticas pedagógicas competentes, consequentemente as levam ao auto-conhecimento e a visão de novas oportunidades, o que é muito importante ressaltar.

De acordo com o Censo Escolar, divulgado pelo MEC no ano de 2013, foram matriculados 4.860.481 alunos, referindo-se à creche e à Pré-Escola, totalizando um aumento de 7,56% e 7,47%(rede municipal e rede privada, respectivamente), e 2,2%(Pré-Escola). E o mais importante é que foram estabelecidas metas para que se alcanssasse esses resultados, comprovando assim o que Walt Disney disse: “A pessoa deve definir suas metas, assim ele pode dedicar toda a sua energia e talento para chegar lá. Com bastante esforço, ele pode conseguir. Ou ele pode achar algo que é ainda mais gratificante. Mas no final, não importa qual seja o resultado, ele saberá que ele viveu.”

Outro ponto que merece consideração é que a pedagogia é de suma importância para a formação de um cidadão crítico e reflexivo, cognitiva e socialmente. Arnaldo Antunes disse que se e a ciência mostra que o período que vai da gestação até os seis anos de idade é o mais importante na organização das bases para as habilidades desenvolvidas ao longo da existência humana, prova-se claramente que a etapa educacional referente a essa faixa etária é imprescindível para o seu desenvolvimento. É importante destacar também que a Educação Infantil contribui para a capacidade de aprendizado das crianças, sua receptividade, carinho e pureza, que são essencias em suas vidas, contribuindo assim para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional, vivenciado por elas, mudando assim suas histórias.

É importante ressaltar também que o desenvolvimento científico de áreas do conhecimento como a Psicologia, a Biologia, a Sociologia, a Antropologia, as Ciências Políticas e a Economia são fatores que tem uma contribuição do comportamneto humano em relação ao aspectos fundamentais da pedagogia. A integração dos conhecimentos dessas áreas tem possibilitado a identificação de fatores que influenciam no comportamento. É impossível identificar o comportamento através de uma única causa.

O comportamento humano é resultado de fatores psicológicos, biológicos, antropológicos, sociológicos, econômicos e políticos.

A pedagogia de Paulo freire é de suma importância ao considerar os aspectos fundamentais da pedagogia. Para ele, a atenção dada à realidade humana decorre da grande capacidade que tinha de conexão com o mundo. Ele falou de si próprio como um menino conectivo (Freire, 2000b:281) e esta sua característica se apresenta não apenas como uma marca pessoal, mas, sobretudo, epistemológica que lhe desafia à uma visão da realidade entrelaçada pelas diversidade histórica, política, étnica, de género, de classe, etc. Assim, se parece possível falar que a conectividade iniciada no menino Paulo Freire o fez perceber, desde então, o seu posicionamento diante do mundo e das pessoas como educador e educando.

Nessa perspectiva, depreende-se que a ação política da educação popular deve, com urgência, voltar-se para a educação básica em prol de um futuro melhor, fazendo desse ato, não apenas um ato de frequência obrigatória, onde as crianças não são stimuladas a desenvolverem suas habilidades de cidadão crítico e reflexivo, mas, sobretudo, uma instituição de pesquisa e de construção de conhecimentos desenvolvidos em relações prazerosas de respeito e reconhecimento do outro em suas diferenças e condições humanas, culturais e sociais, que colabore tambem para a construção da sua identidade, da imagem de si mesmo e do mundo que a cerca. Um espaço onde a esperança possa construir um futuro melhor com ênfase na educação básica para as crianças.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »