TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ciência E Tecnologia Um Re-pensar

Dissertações: Educação Ciência E Tecnologia Um Re-pensar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  8.115 Palavras (33 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 33

PORTFÓLIO

PEDAGOGIA

SÃO JOÃO DEL REI

2014

PORTIFÓLIO PEDAGOGIA

SÃO JOÃO DEL REI

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: UM (RE)PENSAR .................................5

2.1 CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ..............................................................6

2.2 INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAIS ...................................................6

2.3 E O PROFESSOR? ...............................................................................................7

2.4 TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ........................................................................8

2.5 HISTÓRIA DE UM COMPUTADOR ......................................................................9

2.6 HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ................................................10

2.7 O COMPUTADOR COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL ...............................12

2.8 INTERNET ...........................................................................................................14

3 PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ...............................................................................................................17

3.1 PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS, DEFINIÇÕES, HISTÓRIA E ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA .......................................................................................19

3.2 AS TECNOLOGIAS, AS MEDIAÇÕES, A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A AVALIAÇÃO ..............................................................................................................25

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................30

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................31

1 INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido recentemente sobre tecnologia e educação. Os avanços tecnológicos, cada dia mais presentes na vida cotidiana da sociedade, vem mudando a forma de viver e agir. Tornou –se necessário pensar também a nova forma de ensinar. A educação se vê forçada a se enquadrar num mundo tecnológico e científico para formar os novos seres humanos dessa nova geração. O novo profissional da educação não deve somente saber utilizar as ferramentas tecnológicas, mas deve saber aplicar na metodologia de ensino as tecnologias de forma a melhorar o ensino para os estudantes.

O profissional competente não deve apenas saber manipular as ferramentas tecnológicas, mas incluir sempre a consciência de seu papel em uma sociedade tecnológica. Por isso a formação dos professores deve atender ao ensino dos conhecimentos das implicações sociais e éticas das tecnologias a capacidade do uso do computador e do software utilitário, a capacidade do uso e avaliação do software educativo, a capacidade do uso das tecnologias da informação e da comunicação em situações de ensino aprendizado, para que o ensino-aprendizagem seja satisfatório também para o aluno.

Para alcançar esse intento será necessário, portanto, esclarecer quais são os princípios educacionais e apresentar as diferenças entre a Educação a Distancia (EAD) e a educação presencial. A Educação a Distância não é igual à educação presencial em maneira metodológica, mas forma profissionais igualmente capazes de atuar na área escolhida, afinal os princípios educacionais são únicos. Vale ressaltar que o foco da EAD é a prática pedagógica, da aprendizagem e da avaliação. Para esclarecer essas diferenças é importante que os fundamentos da EAD e suas especificidades sejam identificadas. Há linguagens características da EAD, em toda a sua história da interação e da colaboração diferentes em cada geração. É importante a articulação entre a docência, o material didático impresso e os veiculados pelas tecnologias digitais e a tutoria. E é de fundamental importância o processo de autoaprendizagem, autoavaliação do próprio aluno, para que a EAD seja de qualidade.

2 - EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: UM (RE)PENSAR

A rede de concepções de mundo e de vida está entrelaçada com o conhecimento humano nas suas diferentes formas – senso comum, científico, filosófico, estético, etc.

É por meio da Educação que se dá a continuidade da transmissão dos conhecimentos, valores, regras, normas, procedimentos, com o intuito de garantir o convívio entre os homens e difundir a cultura de cada sociedade.

A tecnologia faz parte da vida cotidiana da sociedade. Assim a educação em somatório com a tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito a construção de conhecimento, preparando-o para que tenha condições de criar artefatos tecnológicos, operacionaliza-los e desenvolvê-los. É importante que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, à produção e a interpretação das tecnologias (Sampaio Leite, 1999).

A comunidade escolar se depara com três caminhos: repelir as tecnologias e ficar fora do processo; apropriar-se da técnica e correr atrás do novo; ou apropriar-se do processo, desenvolvendo habilidades que permitam o controle das tecnologias e de seus efeitos.

A escola, em relação às NTIC, precisa estar inserida num projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com