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Educação De Jovens E Adulto

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Por:   •  25/8/2014  •  Tese  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

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5 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O EJA Paulo Freire sendo um dos precursores a favor da Educação de Jovens e Adultos, sempre teve uma luta incansável pelo fim da educação elitista, tendo como seu principal objetivo a educação libertadora e democrática que parte da realidade de vivências dos educandos. Por causa disso Freire ficou sendo uma ameaça, e o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) que era controlado pelo governo voltou e teve seu fim em 1985, dando origem a Fundação Educar que apoiou financeiramente e tecnicamente a alfabetização já existente. Foi com a Constituição de 1988 que foi ampliado a Educação de Jovens e Adultos. Freire tinha uma concepção dialógica de alfabetização que continha conteúdo sociocultural e buscava a interação do homem com o mundo. Para ele os adultos eram excluídos, esquecidos pelo sistema educacional, sofriam injustiças, eram discriminados, eram considerados os oprimidos, porque não freqüentaram escolas não tiveram essa oportunidade no tempo devido. Foi com essa preocupação que Paulo Freire se importou com os analfabetos e criou o método de educação para jovens e adultos (EJA). Paulo Freire leva em consideração as culturas locais, as condições reais e a vontade de querer ensinar o mundo a ler e a escrever com a esperança de uma nova realidade transformada. Sua prática pedagógica leva os indivíduos a ter uma construção significativa de valores, resgatando o amor, o diálogo, a responsabilidade, o afeto, aliando a sua alfabetização. Em seu método de alfabetização pela leitura fez com que os homens acreditassem na transformação e se conscientizassem que podiam assumir uma posição através da leitura da palavra. Freire atuou no campo da educação popular na alfabetização e conscientização de jovens e adultos. É um método que foi usado para a educação com significado cultural com deveres e direitos universais. Para Freire o homem deve ter a uma educação consciente onde escolherá e aprenderá a ter decisões próprias, mudando sua realidade e encarando uma transformação na medida em que ele integra ao seu contexto histórico. "A confiança vai fazendo os sujeitos dialógicos cada vez mais companheiros na pronúncia do mundo. Se falha a confiança, é que falharam as condições discutidas anteriormente. A confiança implica no testemunho que um sujeito dá aos outros de suas reais e concretas intenções. Não pode existir, se a palavra, descaracterizada, não coincide com os atos. Dizer uma coisa e fazer outra, não levando a palavra a sério não pode ser um estímulo à confiança". (Paulo Freire)

6 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP 3. PLANO DE AULA ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua Portuguesa (Interpretação de letra e música). TEMA: Aprendizagem com a musicalização. TEMPO DE DURAÇÃO: 1h40min PÚBLICO ALVO: Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1° e 2° anos. JUSTIFICATIVA Fazer com que os alunos tenham um conhecimento diversificado sobre música e os elementos que a ela estão associados. Valorizar os conhecimentos que os alunos trazem para sala de aula e suas livres expressões de opiniões e ideias. OBJETIVOS GERAIS: Conhecer os tipos de pautas: escrita e sonora. Fazer a interpretação na letra da música. Provocar o aluno a pensar, a raciocinar e a construir pensamentos críticos. ESPECÍFICOS: Identificar a língua escrita e falada de acordo com o sistema alfabético. Fazer comparação da língua falada e escrita. Conhecer a letra da música, ler, cantar e ouvir. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Leitura; Treinar; Sensibilizar; Compreender; Discutir; Debater; Produzir; Destacar a importância de trabalhar com a música e seus conceitos; Interpretar textos; Trabalhar em grupos; Domínio na leitura; Desenvoltura no ato de ler e escrever. Produção escrita e oral para alfabetização inicial do EJA. 1ª Etapa: Distribuir entre os alunos a letra da música “Todo Azul do Mar” xerocada, para que todos possam participar;

7 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CONTEÚDOS 2ª Etapa: Fazer com que conheçam e interpretem a letra da música, fazer com que todos se interessem; 3ª Etapa: Analisando o vocábulo e a linguagem da música, fazer com que todos participem para não se tornar uma aula cansativa; 4ª Etapa: Pedir que se dividam em grupo para elaborarem um poema utilizando a letra da música estudada, usando a criatividade; 5ª Etapa: Recitar seus poemas aos colegas; 6ª Etapa: Produzir um livro encadernado citando todos os poemas obtidos para cada aluno da turma. E no final cada um relatará sua experiência, citando o que a música significa na vida de cada um deles. RECURSOS

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