TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De Jovens E Adultos

Monografias: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  4.538 Palavras (19 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 19

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ATPS da Disciplina – Educação de Jovens e Adultos do 6º semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Uniderp.

Tutora Presencial: Prof.ª Rosana M. C.Balarde

Americana/SP

Setembro /2013

SUMÁRIO

1 . Introdução .................................................................................. 3

2 . A Importância da Educação de Jovens e Adultos ...................... 4

3 . Proposta Pedagógica – para a Educação de Jovens e Adultos ... 6

4 . A Colaboração de Paulo Freire para Educação ........................... 9

5 . Método de Ensino para Educação de Jovens e Adultos ............ 12

6 . Conclusão ................................................................................... 17

7 . Bibliografias................................................................................ 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, a Educação de Jovens e Adultos apresentando a importância deste sistema de ensino nos dias de hoje juntamente com as características variadas desses alunos (trabalhadores, desempregados, donas-de-casa, etc..). Tem como objetivo analisar aspectos históricos e políticos dessa modalidade de ensino, refletindo sobre as dificuldades em proporcionar um ensino especialmente voltado às necessidades desses alunos, destituídos da oportunidade de escolarização quando crianças.

Levando em conta os objetivos e conteúdos da proposta pedagógica das Diretrizes Curriculares nacionais para o EJA, fala sobre a andragogia método bem eficaz para auxiliar o trabalho dos educadores, com este publico alvo.

E a importância da contribuição de Paulo Freire para educação, com a importância da formação do educador estar preparado para trabalhar com o EJA.

Abstract:

This paper aims to Youth and Adults presenting the importance of this education system these days along with the varied characteristics of these students (workers, unemployed, stay-at-home, etc. ..). Aims to analyze historical and political aspects of this mode of teaching, reflecting on the difficulties in providing a learning especially geared to the needs of these students, deprived of the opportunity of schooling as children.

Taking into account the objectives and content of the educational proposal of the National Curriculum Guidelines for the EJA, talks about andragogy and effective method to assist the work of educators, with this target audience.

And the importance of the contribution of Paulo Freire for education, the importance of teacher education be prepared to work with the EJA.

IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

A alfabetização de jovens e adultos é um desafio, não só para administradores governamentais, universidades, professores, como também como para toda a sociedade e o próprio aluno.

As bases do conhecimento sistematizado deverão estar em seus aspectos sócio-econômico-político-culturais, visando a construção da consciência crítica e reflexiva, onde as capacidades, atitudes e valores sejam necessário para que as pessoas melhorem a qualidade de vida e continuem aprendendo, tendo uma vida justa e digna.

As pesquisas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita das duas últimas décadas nos impõem a necessidade de compreender como se dá o processo de aprendizagem dos jovens e adultos e como poderia ser o processo de ensino voltado para uma educação integral, que considere os aspectos sociais, afetivos e cognitivos dos alunos.

O aluno do EJA- possui faixa etária diversificada: uma mesma classe recebe desde adolescentes até idosos. Esses educandos têm níveis de ensino diferentes e são trabalhadores, desempregados, donas-de-casa, portadores de necessidades especiais, de origem rural e urbana, de etnias diferentes, entre outras, que buscam diferentes objetivos: realização pessoal, aumento da autoestima, afirmação e promoção profissional, continuidade nos estudos até chegar ao Ensino Superior, participação político social em seu meio, etc.

Tiveram parte de suas vidas roubada por uma sociedade desigual, excludente e, como todos, eles merecem a chance de recomeçar. É aquele que tem capacidade de decidir o que fazer com sua vida e de assumir as responsabilidades pelos seus atos, pois tem maturidade suficiente para tais atitudes adquirida através de experiências vividas negativas e positivas. É válido lembrar que maturidade ocorre independente de idade cronológica, isto é, existem adolescentes quarentões e adultos com apenas quinze anos de idade. É aquele que tem sede de conhecer, decide o que quer conhecer, possui senso crítico, ou seja, é um ser pensante, capaz de produzir ideias que surgem nas mais diversas conversas e observações. Quer ter alguém que ouça, aceite e avalie suas produções; alguém que reconheça suas capacidades. Muitas vezes suas ideias não aparecem porque se sentem inibidos diante de pessoas mais cultas.

Com o passar dos anos, também as novas tecnologias foram criadas exigindo mão de obra cada vez mais qualificada, com o crescimento social, a mudança econômica e o avanço tecnológico, as pessoas se sentem obrigadas a procurar a escola na tentativa de conseguir um emprego, melhorar seu padrão de vida ou manter-se atualizado. Com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho, no entanto, vêm exigindo mais conhecimentos e habilidades das pessoas, assim como atestados de maior escolarização, obrigando-as a voltar à escola básica, para aprender um pouco mais ou para conseguir um diploma. Essa realidade tem sido responsável pela criação de diversos projetos voltados para a alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com