TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De Jovens E Adultos

Ensaios: Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1: RESENHA CRÍTICA

Uma introdução dos textos lidos Projeto: Uma nova cultura de Aprendizagem.

Almeida,M. E. B.

Pedagogia de projetos: Fundamentos e Implicações

Prado, Maria Elizabette Brisola Brito

Integração das Tecnologias na Educação.Brasília:Ministério da Educação

Aprendendo com Projetos.

Almeida, Fernando José.

Por quê, quando e como educação Infantil.

Corrêa Cristina Mara da Silva

A elaboração de um projeto educativo tem que partir de uma problemática fazendo com que os alunos investiguem e tomem decisões criando o conhecimento, ao professor cabe a função de mediar os estudos, fazendo com que o aluno aprenda e reconheça aquilo que produz por meio de questões que lhe incentivem a contextualizar seu conhecimento já adquirido.

No entanto nem sempre o professor tem suporte ou antonímia para realizar estes projetos sendo que ele acaba tendo que seguir planos de estudos pré-moldados pela direção da escola.

Um dos aspectos interessantes de se realizar projetos é a potencialização e integrar de frente as áreas do conhecimento.

A utilização de mídias deve ser feita de forma que busquem a compreensão de seu uso na integração do projeto como uma ferramenta potencializadora de valores.

Realizar o uso das tecnologias em sala de aula é uma problemática devido a sistematização arcaica do ensino onde é recorrente o seu uso de forma apenas superficial, as novas tecnologias devem ser usadas principalmente para promover uma nova cultura de aprendizagem, por meio da criação de ambiente que privilegiam a construção do conhecimento e a comunicação.

Um dos trabalhos do professor é orientar, articular, mediar com isso facilitando o processo de crescimento dos alunos, formando um ambiente de confiança entre eles aumentando, gradativamente suas habilidades no entanto na rede pública se encontra, cenários de super lotação das salas de aulas, prejudicando a participação eficiente do professor no projeto.

A realização de uma verdadeira integração das tecnologias na educação é a incorporação de todos os meios disponíveis ao ensino como: Computadores com acesso a internet, câmeras digitais, celulares, de forma que agreguem valor na prática pedagógica.

Porém falta a maioria dos professores e gestores de ensino a compreensão do uso das tecnologias na educação. Umas das problemáticas da situação de aprendizagem são baseadas na ideia de que o aluno demonstre que aprendeu e se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas, no entanto o fato de ele ser bem sucedido não resulta, necessariamente que ele tenha absorvido conteúdo.

O educador tem que participar na aprendizagem através de situações problemáticas e do projeto e outras atividades de que envolva ações refletivas, articulando as abordagens pedagógicas.

Através de realizações de projetos se adquirem experiência para desenvolver melhores práticas pedagógicas, trocando experiência com outros profissionais, assim contribuindo para a melhoria do ensino.

Significa dar ao aluno a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma ideia em realidade.

SÍNTESE

O planejamento de um projeto deve levar em consideração o que é possível fazer na sua sala de aula. O objetivo dessa ferramenta é canalizar as interações que são construídas entre o professor e o aluno e o conteúdo trabalhado. A elaboração de um projeto pedagógico torna-se de grande importância para a instituição.

Entende-se que o projeto faz parte de uma construção coletiva pensar na educação requer um olhar critico sobre alguns fatores determinantes no processo de ensinar. O professor precisa aperfeiçoar-se continuamente sua prática docente e se habilitar para o uso dos diversos instrumentos modernos.

A aprendizagem por projetos é uma alternativa de trabalho em sala de aula que procura superar as práticas habituais.

É preciso que o professor de oportunidade para que os alunos expressem suas curiosidades, e definam o que desejam aprender. O professor deve favorecer a utilização de diferentes fontes de informação para que os alunos ampliem seus conhecimentos.

O educador pode trabalhar com diferentes tipos de conhecimento. Alem disso é fundamental que o professor tenha clareza de sua intencionalidade pedagógica, para saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, garantindo que os conceitos utilizados na realização do projeto sejam compreendidos.

Essa compreensão é fundamental para que os alunos busquem conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com