TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Ensaios: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Um dos temas mais discutidos na formação de educadores atualmente é a relação entre direitos e pluralidade. A dificuldade em respeitar a cultura do outro ainda é grande, pois todos temem e sentem insegurança diante do que não conhece.

Como método de auto defesa, acabamos fazendo um aluno ou pessoas de culturas diferentes a nossa se modificarem e se adequarem ao que conhecemos, dessa forma em sala de aula, os alunos perdem ou camuflam sua identidade, enquanto na verdade essa diversidade deveria enriquecer o conteúdo da aula e reforçar a identidade do estudante. Trabalhamos hoje para superar esse fato, uma vez que nosso país é formado pela diversidade de culturas ocasionadas por meio de fatores históricos.

Traçando um paralelo entre a Declaração de direitos humanos e o texto do MEC sobre Pluralidade, observamos o conflito entre o direito e o dever. É direito ser livre para escolher sua religião e praticar a sua cultura, mas esquecemos que é nosso dever respeitar o direito do outro e não manipular suas escolhas de acordo com nossos interesses.

O vídeo aborda três perspectivas diferentes, relacionando cultura e educação. Realizando uma abordagem que evidencia as diferenças e as colocam como conseqüência do status social.

   A primeira abordagem fala sobre a criança rica, que vem de uma família instruída de conhecimentos e com ótimo acesso a educação. Essa criança deseja ser dentista.

   A segunda criança é de uma família de classe média, com acesso a uma educação razoável, mas ainda possui uma boa educação. Essa criança deseja ser bailarina.

   A terceira perspectiva mostra uma criança pobre sem acesso a educação, não freqüenta escola e seus pais também não tiveram instruções. Essa criança não sabe o que quer ser.

   A educação é uma questão "hereditária", pois a educação que temos é a que iremos passar aos nossos filhos, netos e assim por diante.

   As três famílias retratadas no vídeo demonstra culturas e realidades diferentes, em conseqüência desse fato as pessoas pensam que a educação não é importante

Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC).

O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.Com ela propomos os respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Também lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós. Essas são as questões mais importantes que o século XXI suscita e sobre a qual cada um de nós pode e deve refletir...

Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias.Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com