TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Artigos Científicos: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

UNIGRAN

Curso de Pedagogia

Disciplina: Sociologia Geral

Professora: Magda Maciel de Oliveira

Aluno(a): Neiva dos Santos Lima

RGM: 053.7818

Polo: Aquidauana-MS

ATENÇÃO: - É obrigatório o preenchimento do cabeçalho;

- Deve enviar as perguntas juntamente com as respostas;

- Preste atenção ao digitar as respostas, pois não pode ter reenvio de portfólio;

- Cada portfólio só será aceito e avaliado se for correspondente às aulas do portfólio enviado (ex.: se no portfólio da aula 01 e 02 enviar as respostas da aula 03 e 04, ficará com zero), pois para cada portfólio será lançada uma nota correspondente.

Aula 01 –

1) Podemos entender que toda ciência é composta por um conjunto de proposições e enunciados, correlacionados hierarquicamente de forma ascendente ou descendente, partindo de fatos particulares para os gerais ou vice-versa. Para Lakatos (1990), as ciências devem ter necessariamente o quê?

1- Objetivo ou finalidade

2- Função

3- Objeto

2) Vimos nesta aula que a Sociologia como ciência é caracterizada pelo seu objeto e seus métodos, sendo seu objeto de estudo específico, não podendo ser confundido com os das demais ciências. Sendo assim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?

R: Embora encontremos diferentes definições e interpretações quanto ao objeto de estudo dessa ciência, as diversas correntes filosóficas concordam que o estudo das relações e interações humanas é o conteúdo essencial da Sociologia.

3) A Sociologia utiliza-se de vários métodos e técnicas científicas em suas investigações, na maioria das vezes usadas de modo complementar e empregadas concomitantemente. Embora possamos encontrar muitos métodos possíveis de serem utilizados na investigação social, alguns são considerados os mais importantes. Quais seriam esses métodos?

R: Método histórico

Método comparativo

Método estatístico ou matemático

Método estudo de caso ou monográfico

______________________________________________________________________

Aula 02 –

1) Explique em que contexto histórico surgiu a Sociologia como ciência?

R: Surgiu num contexto especifico, pois coincide com dois grandes acontecimentos históricos: a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista. Resulta de um processo amplo, de contexto histórico, intelectual e cientifico. Surgiu a partir da necessidade de uma ciência social que explicaria o que estava ocorrendo no campo das relações humanas. podemos dizer que a sociologia no século XIX e se tornou-se ciência no século XX.

2) Cite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com