TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Trabalho Universitário: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

DIVERSIDADE CULTURAL

Esse tema é de extrema importância e deve sempre ser abordado em sala de aula, pois todos têm que entender e aceitar todo tipo de diferença.

Ao abordar a diversidade cultural, o professor deve despertar um sentimento de valorização de cada cultura, alem do respeito, mostrando que nenhuma é melhor que a outra.

Roseli Fischman, professora de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP propõe que a escola implemente projetos de resgate das origens dos alunos. Segundo ela, a primeira das atividades deve resgatar a memória dos alunos e de suas famílias, a fim de saber a história de cada um, suas origens, sua infância, onde viveu, quais eram seus hábitos.

Quando todos estão envolvidos num mesmo meio, tudo se torna mais fácil, a compreensão das diferenças e o respeito serão coisas do cotidiano do aluno. Desrespeitar a cultura de alguém é torna-se cada dia mais distante do mundo.

Em uma escola onde trabalhei por algum tempo, havia uma sala de 3º ano um pouco indisciplinada.

Crianças super agitadas e que não ligava muito para os estudos, num dia rotineiro a professora já cansada de tanto chamar a atenção dos alunos, disse assim:

“Se vocês não estudarem vão crescer e virarem lixeiros, vão varrer as ruas da nossa cidade”.

Rapidamente um aluno virou-se para ela e disse:” nada a ver tia, meu pai é lixeiro e ele disse que estudou, me mostrou o diploma dele, ele é inteligente ”.

Esse exemplo mostra o quanto os professores estão despreparados para lidar com a diversidade. Dias depois o pai fez a reclamação na secretaria dizendo que o filho dele não queria mais ir para a escola, porque a professora disse que o pai dele é burro. A diretora chamou a atenção da professora e nada mais fez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com