TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Artigo: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste desafio abordaremos os principais aspectos que envolvem o multiculturalismo e a diversidade no âmbito escolar baseando-se nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Volume 1, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, tendo como objetivo apresentar a importância do respeito a diversidade cultural em nossa atualidade.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Art. 33. – O ensino religioso, de matrícula facultativa, e parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedada quaisquer formas de proselitismo.

(Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997).

Art. 26 A- §2º- Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira. (Redação dada pela Lei nº 11.645.de 2008).

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

O tema Pluralidade cultural, ajuda os alunos a conhecer sua cultura como brasileiro, e a respeitar os diversos tipos de culturas.

É através do ambiente escolar, que ele obtém conhecimentos e condições de compreender as injustiças e as manifestações de preconceito e discriminação a ele próprio ou aos outros, levando a trabalhar com o reconhecimento e o respeito entre si, o que é o trabalho para toda sociedade.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-

Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Art. 2º - §1º- A Educação das Relações Étnicos-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto a pluralidade étnico-Racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam a todos respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.

Art. 2º Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

É considerada Escola Inclusiva aquela que abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais. O principal desafio é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todas, sem discriminação, respeitando suas diferenças; uma escola que dê conta da diversidade das crianças e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades. É uma meta a ser perseguida por todos aqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática, justa e solidária.

A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professores para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Assim, cabe ao professor propiciar situações de conversa, brincadeiras ou de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma a que possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seu modo de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e a autoestima.

Passo 2

Título: Comemoração do dia das Mães no Colégio Vida Nova.

Disponível em: http://www.colegiovidanova.com.br

Acesso em: 05/04/2014

Análise crítica:

Dentre tantas escolas que pesquisamos, a que mais nos chamou a atenção foi o Colégio Vida Nova, o qual identificamos que no Ano Letivo de 2013 teve como projeto “A Família na Escola”.

No evento do dia das mães pudemos perceber a preocupação da escola em não constranger nenhum de seus alunos, caso algum tivesse pais separados ou criados por pais ou mães do mesmo sexo, ou ainda criados por avós, tios, pois, observamos que proporcionou um Baile com o tema dos anos 60, onde teve a participação de toda família, não somente a mãe do aluno, desta forma deu-se abertura para os variados tipos de família que estão se formando em nossa atualidade participarem sem nenhum tipo de discriminação, preconceito ou exclusão do convívio escolar de seus filhos.

Nota-se que foi uma comemoração onde a diversidade e o multiculturalismo esteve presente amplamente, onde além de respeitarem os diversos modos de famílias, também respeitaram e deram liberdade as famílias de irem vestidos a caráter ou não e com um tema onde não envolveu nenhum tipo de crença.

Passo 3

Desenho visualizado por você Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo

Desenho de diferentes culturas e países, ao redor do mundo de mãos dadas em busca de um futuro melhor. Trabalhar com os alunos que independente de sua cultura, ou nacionalidade, cada um tem o seu valor na sociedade. Carregando com si sua cultura sem deixar de aprender aquilo que é ensinado no local onde vive.

Com isso, cada um saberá que pode aprender outras culturas sem deixar de preservar aquela que sabe, pois o que realmente importa é que todos tem o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com