TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Trabalho Universitário: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 8

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Educação e Diversidade

Sylvia A. de M Leme RA- 330628

Santo Antonio de Posse- SP

2014

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Disciplina; Educação e Diversidade

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp, sob orientação da Profª Ma. Mariciane Mores Nunes

Santo Antonio de Posse- SP

2014

Sumário

Introdução.........................................................................................................4

Apresentação do desafio de trabalhar a diversidade................................................5

Considerações Finais..........................................................................................9

Referencias Bibliográficas..................................................................................10

.

Introdução

Este trabalho acadêmico foi realizado em prol do curso de Pedagogia tratam-se, de desafio que ira nos trazer conhecimentos, objetivos de pesquisa juntamente com colegas Universitários. E nos proporcionará muito aprendizado. Momentos que, fez de nós pessoas capazes de desenvolver, um trabalho sobre a Diversidade e Educação na escola onde aprendemos métodos de pesquisas utilizadas, as fontes de informações como: livro texto que nos coloca a frente de novos conceitos de aprendizagens de forma que se torne significativa para nos, que seremos futuros professores para direcionar um novo horizonte para nossas crianças, mostrando a eles, que a Diversidade na Educação é a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio e atende a educação é essencial frente o presente na escola.

.

2.1 APRESENTAÇÃO DO DESAFIO DE TRABALHAR A DIVERSIDADE

Este trabalho está organizado para abordar Educação e Diversidade sobre a relação entre educação e cultura. Voltada para a diversidade e sabemos que é um grande desafio para os professores, pois deverão estar atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais para buscar o domínio de um saber crítico que permita interpreta-las. Assim o Papel da Escola é partir da realidade do aluno para garantir um ensino de qualidade. Em busca de estratégicas que aumentem a qualidade de ensino e, paralelamente, diminuam as diferencias sobretudos diante da sociedade na qual está inserido o aluno, com uma significativa diversidade regional, cultural, étnica, marcada historicamente pela desigualdade social.

Sabemos que as principais abordagens entre a educação e cultura são a multiculturalismo e as perspectivas intelectuais, a Escola é como um espaço de criticas e produção da cultura e do desenvolvimento. Sabemos também que a escola é a principal difusão dos conteúdos vivos, concretos associados á realidade social do aluno. Assim, para que a escola atenda aos interesses populares e plurais deve garantir á todos um ensino de qualidade, ou seja, a apropriação de conteúdos básicosque tenham ressonância na vida dos alunos.

Os Conteúdos de ensino: Devem estar vinculados na realidade cultural e social dos alunos. Ainda que se aceite a idéia de que os conteúdos do saber são realidades exteriores aos alunos, não basta serem apenas ensinados, ou bem ensinados, mas deve estabelecer uma relação de continuidade em que, progressivamente, se passa pela experiência imediata e desorganizada ao conhecimento sistematizado.

Objetivo da escola é: *Oportunizar as crianças e adolescentes o desenvolvimento do senso critico a capacidade de reflexão e ação de mudanças sobre a realidade em que estão inseridos construindo competências essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Os professores devem ter um método de ensino que deve estar subordinado aos conteúdos. É claro que se o objetivo é privilegiar a aquisição do saber, de um saber vinculado á realidade social do aluno, o método deverá favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos para que reconheça nesses conteúdos a compreensão da realidade da vida. Mostrando há eles que o conhecimento é essencial para sua vida pessoal e profissional. O professor deve trabalhar igualmente essas diferenças não é fácil. Pensar numa escola que integra questões étnico-raciais significa progredir para eliminar as desigualdades sociais, raciais, no direto de ser diferente, buscando uma educação mais democrática. Embora saibam que seja quase impossível uma escola igual para todos, devemos acreditar que seja possível a construção de umaescola que reconheça as diferenças entre os alunos.

Também sabemos que aprender é próprio de cada um, mas, devemos sempre trabalhar a inovação por meio da interação entre o meio (natural, social, cultural) e o sujeito. Assim, a relação pedagógica consistirá no provimento das condições em que o professor e o aluno passam colaborar para a progressão dessa troca de conhecimento, portanto o professor, não poderá se contentar em satisfazer apenas as necessidades e carências; mas despertar outras necessidades, acelerar a disciplinas e modelos de ensino, exigir o esforço do aluno, propor conteúdos/tarefas e modelos compatíveis com suas experiências vividas, para que o aluno se mobilize para uma participação atuante no aprendizado e desempenho do aluno.

(Paulo Freire), afirma que o Círculo de Cultura: Onde todos estão à volta de uma equipe de trabalho que não tem um professor ou um alfabetizador, mas um animador de debates que, como um companheiro alfabetizado, participa de uma atividade comum em que todos ensinam a aprendem. A Ficha de cultura: São cartazes, desenhos que despertam o pensamento dos educandos sobre a sua própria situação no mundo e sobre a situação de outros sujeitos, o homem é como um ser de relações sociais.

A qualidade da Educação sobre o projeto Político - Pedagógica é a dinâmica interna da escola é refletir sobre o processo de avaliação na Educação e Diversidade sua prática pedagógica, levando-os a pensar e repensar na sua postura avaliativa. É um espaço de ensino – aprendizagem,para construção do conhecimento.

Aprendizagem: aprender é desenvolver a capacidade do aluno em processar informação e lidar com os estímulos do ambiente, organizando os dados disponíveis da experiência.

Dessa forma, parte-se do principio de que a aprendizagem deva ser significativa, o que supõe, como inicial, verificar o que o aluno já sabe. Assim, o professor deverá saber o que, aluno diz ou faz, o aluno precisará compreender o professor procura dizer-lhe, pois a transferência da aprendizagem ocorre a partir do momento da síntese que proporciona aos alunos um Ensino de qualidade com a diversidade de conteúdos atrativos onde eles sintam prazerem de freqüentar a escola.

A Postura Pedagógica sobre a Diversidade: admissão de um conhecimento relativamente autônomo, objetivo com relação aos conteúdos ensinados, mas paralelamente, esse conhecimento será construído com a possibilidade de uma reavaliação de uma critica frente ao conteúdo.

O professor possibilitará ao aluno o acesso aos conteúdos, relacionando-os com a experiência concreta desse aluno, a continuidade do conhecimento, como também deverá proporcionar elementos de análise critica que auxiliem o aluno a ultrapassar a experiência, as pressões difusas de uma ideologia dominante, isso é que desencadeei uma ruptura, levando-o a assumir novas posturas. No entanto, as maneiras como que os sistemas educacionais concebem e concretizam a articulação entre diversidade étnico-racial e educação está relacionada a concepções filosóficas e pedagógicas, aopções políticas e ideológicas e, ainda, à especificidade de cada sociedade, o que implica obviamente objetivo e estratégias de atuação diferentes, e conseqüentemente, sentidas diversos atribuídas à educação multicultural.

Metodologia da diversidade na Educação

Sabemos que a qualidade do educador é essencial ele tem que estar sempre em busca de novos conhecimentos e dos meios que ou levem a uma diversidade ele utiliza na educação para influência assiduidade constante no educando em sala de aula. Mostrar que é importante vivência do educando, fazer uma transdisciplinariedade entre todas as disciplinas usando os meios de mediar os conhecimentos envolvendo a realidade em relações sócio-cultural-econômica, focalizando as primordial e buscar e fixar a atenção desses educandos, de forma o aprendizado torna-se mais atraente, significativo despertando assim o interesse e o prazer, do aluno transformando a realidade em conhecimento.

Segundo Gimeno Sacristán: A Diversidade é um desafio, para convocar a respeitar a condição da realidade humana e da cultura. o mesmo autor afirma que a modernidade aborda o tema da diversidade de duas forma: assimilando tudo o que é diferente a padrões unitários, segregando o “diferente” em categoria normalidade dominante.

Com a diversidade na Educação entendemos que o parece consensual é preciso se reinventar na educação o quanto se espera dela e quanto e também acreditamos nas possibilidades de redescobri-la. Neste livro, o autor analisa o comportamento desejável das práticaseducativas, ante os desafios da sociedade da informação que exige profundidade e qualidade da formação. Com suas reflexões e propostas em uma educação bem feita que supere esse desafio

O multiculturalismo ressaltar a importância da defesa e reconhecimento da diversidade cultural, inclusive mediante o incentivo na criação de direitos culturais. Em busca-se fornecer noções sobre multiculturalismo, reconhecimento da diversidade cultural para demonstrar a importância do reconhecimento da diferença Direito como instrumento para efetivar o reconhecimento cultural nas sociedades para uma superação das históricas desigualdades socioeducacionais no país redirecionar as diferentes abordagens de tratamento do multiculturalismo pela sociedade, bem como as condições reais de acesso aos direitos e recursos disponíveis.por meios diferentes estratégias, em cada disciplina, podemos apresentar exemplos como, nos diferenciamos as comunicações e o meios de comunicações,

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao concluirmos este desafio, percebemos que a Diversidade na Educação nos proporciona o desafio de satisfazer, a realidade com a qual deveremos observarmos, que as condições da realidade humana e da cultura, forma parte de um sociedade defendido pelas perspectivas democrática de qualquer cidadão.. Sabemos que quaisquer indivíduos são caracterizados pela associação de seus hábitos conceitos crenças, cultura, religião, econômica, ética. Assim precisamos criar meios para que as culturas, asdiferenças sejam vistas como uma diversidade de riqueza No entanto, é na escola que a criança aprende e põe em prática os primeiros princípios da cidadania, desenvolvendo o conhecimento e habilidade intelectual. A diversidade na educação é um elo para conhecermos os valores hegemônicos do cenário social O objetivo deste desafio é proporcionar um conhecimento da vivência, a Diversidade e Educação do Curso de Pedagogia, para consolidar e conhecer a prática dos conceitos que aprendemos em sala de aula e, também, para poder escolher, com mais clareza, o que desejamos no futuro profissional, de acordo com os conteúdos estudados, nestas aulas, podemos constatar ligações com o aprendizado no contexto da diversidade da História É de suma importância para nós termos essas experiências estudadas e relatadas com alguns entendimentos que nós ainda não conhecíamos; principalmente nos estudos do Multiculturalismo na Educação, aumenta ainda mais o conhecimento escolar, em relação às crianças. Foi muito gratificante ter noção de como hoje os estudos vem se evoluindo, e de como é estudada a realidade de uma sociedade escolar.

Referências Bibliográficas

GOMES, N.I. (203). Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação. n. 23.

CAPUTO, S.O. (206), Educação em terreiros de candomblé IN. CANDAU, V. (org). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de janeiro: sete letras.

MOREIRA, Antonio F. B.; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Informações colhidas no período de 18

...

Baixar como  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »