TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Dissertações: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

Modalidades de educação e ensino.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, a composição dos níveis escolares divide-se em dois.

- Educação Básica.

- Educação Superior.

-Educação Básica consiste em: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Educação infantil: consiste em ajudar na integração e desenvolvimento da criança até seis anos de idade. Iniciando na creche e finalizando na pré escola, sendo a creche para crianças até três anos de idade e pré escola até seis anos de idade.

-Ensino fundamental: São nove anos de estudo, iniciando aos seis anos de idade, onde se deve aprender o total domínio em leitura, escrita e calculo. Sendo essa a base para aprender as outras matérias e também se desenvolver em outras áreas, como:

- A compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

- O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços da solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Em cada fase desses nove anos, são ministradas provas para verificar o desenvolvimento do aluno no aprendizado, que o educador deve usar juntamente com sua observação na participação e desenvolvimento comportamental, para avaliar se o mesmo está apto a iniciar o próximo nível (ano).

- Ensino Médio: É a etapa final da educação média, com duração mínima de três anos.

Com o objetivo de preparar o aluno para o ensino superior, consolidando e aprofundando o que já aprendeu durante o ensino fundamental,e também preparando o aluno de modo a que se sinta adaptado em outros meios e enfrente os novos desafios,sem contudo perder sua individualidade, incentivando sua autonomia intelectual. O curso do ensino médio pode ser profissionalizante, sendo o objetivo do curso, conduzir o aluno a habilitação profissional técnica de nível médio.

-Educação superior: A educação superior será ministrada em instituições do ensino superior, que podem ser tanto publicas como privadas e com vários graus de abrangência e especialização.

A graduação, que é o primeiro nível do curso superior, em algumas disciplinas pode ser tanto presencial quanto a distancia. A educação superior deve preparar o aluno para sua área de trabalho como também para dar continuidade aos estudos: mestrado, doutorado.

Os diplomas das universidades quando registrados tem valor nacional, como prova da formação recebida por seu titular.

Orgãos responsáveis pela educação:

Federal: Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Estadual: Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação.

Municipal: Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME).

-Municipal , estadual e federal.

Municipal: tem a responsabilidade de cuidar das escolas de ensino infantil e fundamental, embora existam instituições de ensino médio que são cuidadas pelo município.

É responsabilidade do município supervisionar as instituições de ensino, bem como disponibilizar vagas para as creches e escolas de ensino fundamental, assim como prover transporte para esses alunos.

Estadual: é responsável pelas instituições estaduais de nível fundamental e médio dos órgãos públicos ou privados.

Essas instituições são cuidadas pelo estado com participação do município, que dividem as responsabilidades de maneira proporcional na educação fundamental, executando os planos de ensino, assim como supervisionando, e provendo transporte escolar para os alunos dessas instituições.

Federal: é responsável pelas instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com