TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Lazer

Pesquisas Acadêmicas: Educação E Lazer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 5

A EDUCAÇÃO E O LAZER

A escola constitui um pilar básico na sociedade para a formação dos indivíduos e da própria comunidade em que se integram. Este atributo da escola é inegável, tanto mais que a maioria das crianças cresce no seio dela.

a escola representa o espaço onde se criam condições para promover, de maneira organizada, as aquisições consideradas fundamentais para o normal desenvolvimento da criança.

No entanto, parece que a escola se tem empenhado em esquecer que dos 365 dias do ano, os alunos passam cerca de 170 dias na estrutura escolar e que os restantes dias (cerca de 195) correspondem a tempo livre dessa estrutura. A escola parece que quer esquecer essas centenas de horas em que as crianças e os jovens se encontram noutra formação, em autoformação ou mesmo (de)formação.

Mas porque não aproveitar as aprendizagens dos alunos durante o tempo extra-escolar? Porque é que a escola teima em não aceitar que uma parte significativa dos conteúdos das aprendizagens escolares são adquiridas voluntariamente pelas crianças e jovens nas suas atividades individuais ou coletivas durante o tempo livre? Será que não há nada de positivo nos interesses dos alunos?

A Escola, ao desconsiderar fatores que também desempenham um papel importante na formação do aluno, ignorando todos os processos educativos que atualmente se produzem à margem dela, como a existência no ambiente sociocultural de meios que transmitem outras mensagens de informação (televisão, rádio, vídeo, internet…), torna-se numa escola enfraquecida, que se limita a ensinar para o momento e a não dar bases para um reajuste permanente de conhecimentos e capacidades exigido numa sociedade que evolui aceleradamente.

Os autores inquiriram os jovens sobre os conhecimentos adquiridos na escola e fora dela tendo chegado aos seguintes resultados:

• É durante o tempo extra-escolar que os jovens se declaram mais felizes (90.4%);

• É fora da instituição escolar que se situam os momentos onde se tomam maiores iniciativas e decisões (72.4%);

• 57% dos jovens estimam que os momentos mais importantes do dia se situam geralmente fora dos estabelecimentos escolares;

• Somente 14% dos jovens manifestam realizar os objetivos da educação, mais dentro da escola do que fora dela;

Considerando estes aspectos, a Escola não se pode esquecer do tempo livre como processo de formação. Será tarefa da Escola proporcionar aos alunos conhecimentos e oportunidades para que eles possam viver, conviver e trabalhar, dando sentido às suas vidas. E hoje em dia, não podemos alcançar estes objetivos simplesmente pela óptica de uma educação para o trabalho, mas paralelamente por uma de educação para o lazer.

Sugere-nos um duplo aspecto educativo do lazer:

• O lazer como veículo de educação – educação pelo lazer;

• O lazer como objetos de educação – educação para o lazer.

A relação existente entre lazer e educação parece não causar qualquer inquietude. Argumenta que o indivíduo, ao participar em atividades de lazer, desenvolve-se quer individualmente, quer socialmente, condições estas indispensáveis para garantir o seu bem-estar e participação mais ativa no atendimento de necessidades e aspirações de ordem individual, familiar, cultural e comunitária.

Por outro lado, a educação para o lazer pode ter um efeito significativo na participação em atividades de lazer e na satisfação de vida.

Mas o termo educação para o lazer acarreta diversas conotações. Para alguns, significa transmitir informação relacionada com o lazer através do sistema educacional. Tradicionalmente, a educação para o lazer tem sido vista como um meio de transmissão de conhecimentos e habilidades para o lazer, através da oportunidade de participação em programas de recreação, bem como em programas pós-escolares.

A educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com