TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Valores

Ensaios: Educação E Valores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2014  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

Módulo 1

"Educação e construção de valores"

Aula nº 3: O juízo moral na criança

A criança é inserida no universo moral mediante aprendizagem de diversos valores e deveres que são passados tanto pelos pais quanto por adultos em geral. Dentre esses valores considera-se não pegar as coisas dos outros, não mentir, não agredir fisicamente nem oralmente, ser solidário, respeitar o próximo, agir com responsabilidade e honestidade entre outros.

O estabelecimento de regras são muito importante para que as crianças aprendam a desenvolver o juízo moral e dessa forma entendam que todos possuem direitos e deveres.

O sujeito que aprende a respeitar as regras e que entende que tudo na vida tem limites estará desenvolvendo o juízo moral.

De acordo com Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras". Assim, a pessoa “moral” é aquela que cumpre as regras (formais ou não formais) da sociedade. Para tanto, é necessário internalizar o respeito às normas da coletividade, num processo que se inicia naanomia, passando pela heteronomia, evoluindo para a autonomia.

Autonomia: É a meta da educação em valores e onde se vivencia a cooperação e o respeito mútuo. Nesse estado as regras são internalizadas, se deixa de ser egocêntrico, considera o coletivo. Esse é o sujeito moral e essa é a meta que se almeja para o desenvolvimento de cada criança.

Aula nº 4: A escola e a construção de valores

c

De Apoio

• A escola e a construção de valores

• Textos de Apoio

A escola tem por objetivo promover uma educação para a construção de valores e cidadania, porém, é possível constatar que a maioria das escolas ainda estão focadas nos conteúdos curriculares deixando os problemas relevantes da sociedade em segundo plano.

Para que possamos pensar em uma escola democrática que tenham como objetivo a construção de indivíduos morais é preciso que se identifiquem os fatores que interferem no processo do cotidiano escolar.

Para que a educação ocorra de maneira real e sistemática é necessário que sejam observados alguns fatores:

1- Conteúdos escolares: A educação para a cidadania deve ser trabalhada de maneira interdisciplinar e transdisciplinar contemplando as temáticas que envolvam a sociedade e valorizem a ética e a moral.

2- Metodologia das aulas: Deve-se deixar de lado a ideia do professor tradicional, o aluno deve participar do processo de aprendizagem como protagonista podendo trocar e expressar opiniões.

3- O trabalho intencional com valores: Deve-se desenvolver dentro das escolas situações que contemplem as questões éticas e morais necessárias para o desenvolvimento da cidadania e da convivência.

4- As relações interpessoais: A ralação professor e aluno devem ser pautados no respeito mútuo, estabelecendo o diálogo democrático.

5- Autoestima: “A importância da auto-imagem onde cada ser humano constrói para si uma imagem que julga representá-lo, com a qual se identifica e se confunde” (Harkot-de-La-Taille, 1999); É necessário que o professor incentive o desenvolvimento da auto-imagem positiva pois para ser um indivíduo justo e ético é preciso acreditar em si mesmo.

6- O autoconhecimento: Ter consciência de seus próprios sentimento se emoções para agir com ética e assim conhecer também o sentimento do outro.

7- Gestão Escolar: As decisões devem deixar de estar centralizadas nas mãos de pequenos grupos. É necessário estabelecer relações democráticas, onde as decisões ocorram com a colaboração e cooperação entre os envolvidos no processo de aprendizagem, promovendo desta forma o dialogo e a democracia.

Aula nº 7: Educação e ética

As relações éticas são estabelecidas previamente no contexto familiar, em seguida na escola e segue essa construção na própria sociedade quando adulto.

A Ética, antes de qualquer coisa, deve estar inserida nas ações diárias, seja dentro da sala de aula ou fora dela. Nunca se deve perder a oportunidade de ajudar na formação moral e ética dos alunos.

Como observados anteriormente, a escola tem grande responsabilidade na constituição ética e moral do indivíduo e um dos seus principais objetivos é fazer com que o aluno adquira autonomia moral, pois dessa forma poderemos garantir que a criança de hoje possa transformar-se num adulto preparado para a vida em sociedade.

A instituição escolar constitui-se como espaço de transição entre a família e a vida social. O professor precisa ser referencial positivo para seu aluno, pois a ética não se ensina parte de exemplos.

Aula nº 8: A construção psicológica dos valores

“Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos e ou pessoas e ou relações e ou sobre si mesmo" (PIAGET).

Durante toda a nossa vida, construímos valores que irão caracterizar nossa personalidade, esses valores não são estáticos podem ser transformados a todo momento.

A família, a escola e a sociedade são responsáveis por estabelecer os valores considerados essenciais na construção da identidade e da cidadania de cada indivíduo. Esses valores estão ficando esquecidos tornando-se cada vez mais difícil uma educação pautada na formação moral e ética que vise preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.

É importante que a escola contemple valores como a solidariedade, a cooperação, honestidade, respeito, entre outros, a fim de garantir a todos uma formação global.

Aula nº 11: Perspectivas atuais das Pesquisas em Psicologia moral

VALORES: “Referem-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com