TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Em Ambientes não Escolares

Artigos Científicos: Educação Em Ambientes não Escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 2

Elaborar uma situação didática que envolva o público-alvo da Educação não-formal no Brasil. Pautar-se na elaboração de uma vivência que seja formativa e que não esteja delimitada ao espaço da escola formal.

Acreditamos que propostas se fazem com ideias e fundamentos, qual seja a importância da educação não formal. Conceituamos a educação não formal no campo da Pedagogia Social- aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos.

É preciso desenvolver saberes que orientem as práticas sociais, que construam novos valores, aqui entendidos como a participação de coletivos de pessoas diferentes, com metas iguais. Isto tudo está no campo da educação não formal e da Pedagogia Social. O perfil do educador social se constrói e está sendo reinventado neste processo.

Não basta um programa, um plano, ou mais um conselho. É preciso reconhecer a existência e a importância da educação não formal no processo de construção de uma sociedade sem injustiças, democrática. É preciso sistematizar dados, gerar e extrair saberes, e produzir conhecimentos no campo da Pedagogia Social.

A prática pedagógica ultrapassa os muros da escola, conforme a LDB 9.394 (1996): “Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Compreendendo a Educação Não Formal: A Educação Não Formal • Educação não formal envolve: Espaço não escolar. Intencionalidade. Formação para cidadania, autonomia, humanização. Mediador e educador social.

A organização não-governamental e sem fins lucrativos que se compromete a trabalhar com aprendizes tem um papel de extrema importância no que se refere ao sucesso do programa de aprendizagem. Cabe a ela gerenciar redes sociais com todos os envolvidos na Lei, intermediar relações e articular ações entre a empresa e o adolescente e gerar condições reais para que aconteça um aprendizado concreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com