TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Pedagogicista

Artigos Científicos: Educação Física Pedagogicista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  10.953 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo dos anos a Educação Física passou por diferentes enfoques, ou seja, concepções e tendências. Esse fato ocorreu junto ao desenvolvimento humano junto à sociedade assim fazendo com que o comportamento dos estudantes seja mudado junto a essa evolução. Para explicar a mudança desse comportamento é preciso conhecer todas as diferentes épocas identificando-as através das tendências da Educação Física Brasileira.

• Educação Física Higienista – 1889 a 1930.

• Educação Física Militarista - de 1930 a 1945.

• Educação Física Pedagogicista

É, pois, a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Ed. Física não somente como prática capaz de promover saúde ou disciplinar a juventude, mas ser uma prática eminentemente educativa.

Essa concepção ganhou força principalmente no perido pós guerra mundial (1945 – 1964).

Após a II Guerra Mundial a ginástica perdeu espaço para o esporte que passou a ser hegemônico no Brasil. O contexto político, social, econômico e histórico do país nas décadas posteriores a guerra conduziram a uma tendência chamada de Educação Física Pedagogicista.

No processo de implantação da Educação Física na grade curricular das escolas, buscava-se habilidades consideradas fundamentais para a saúde física e mental, por meio de competições gincanas, desfiles entre outras que visassem o lazer com o intuito de suscitar o controle emocional, o aproveitamento das horas livres e a formação do caráter dos alunos.

Tal espaço foi sendo construído muito lentamente, e começou a se constituir de fato quando foram acrescentadas disciplinas como “prática de ensino”, “recreação e lazer”, “didática”, etc. aos currículos das faculdades. Estas disciplinas visavam formar, no futuro profissional, um olhar mais direcionado ao ato educativo, levando o professor a pensar a atividade física não só como meio de desenvolver a eficiência e o rendimento.

Os seus conteúdos não só instrui como também educa, por ser um instrumento capaz de levar a juventude a aceitar as regras de convívio social e suas peculiaridades culturais, físico-morfológicas e psicológicas. Todavia, essa nova concepção inaugura formas de pensamento que alteram a prática da Educação Física e a postura do professor.

Ela está preocupada com a juventude que freqüenta as escolas. A ginástica, a dança, o desporto etc., são meios de educação do alunado. São instrumentos capazes de levar a juventude a aceitar as regras de convívio democrático onde os alunos estão expostos a relações sociais e assim praticando com o convivo entre os colegas e os professores praticas de educação e bem estar social, e de preparar as novas gerações para o altruísmo, o culto a riquezas nacionais etc.

O aspecto não crítico da Educação Física Pedagogicista elencava alguns fins para os quais a Educação Física deveria ser dirigida: 1. saúde: a Educação Física deveria contribuir para a saúde física e mental; 2.caráter e qualidades mínimas de um bom membro de família e bom cidadão, no qual a Educação Física serviria para o desenvolvimento do caráter; 3. preparação vocacional, no qual certos tipos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com