TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Hospitalr

Exames: Educação Hospitalr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

PEDAGOGIA HOSPITALAR

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Os textos estudados abordam a importância das classes hospitalares. Discorra sobre este tema colocando seu ponto de vista.

As classes hospitalares são de grande importância por que o ambiente no qual vivem essas crianças é muito triste, isolado e desanimador , porem com essas classes as crianças podem resgatar um pouco a alegria , motivação e um pouco de um cotidiano natural.

2. Faça um histórico das classes hospitalares no mundo.

A classe hospitalar teve inicio em 1935 inaugurada por Henri Sallier próximo de Paris , tinha como objetivo auxiliar as crianças que possuíam tumores .Vários outros países foram adotando essa mesma idéia.

Em 1939 é criado o CNEFEI que tem o objetivo de formar professores para trabalho em instituições especiais.

No Brasil foi reconhecido no ano de 1995, já em 2002 o MEC criou uma estratégia e orientações para o atendimento hospitalar .

3. Escreva sobre o que é a classe hospitalar.

A classe hospitalar é assessoria ao desenvolvimento emocional e cognitivo da criança e adolescente hospitalizado.

4. De acordo com o texto “Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar” escreva sobre as atividades recreativas e/ou lúdicas no ambiente hospitalar e a ênfase das classes hospitalares.

As classes hospitalares podem partir dos programas lúdicos voltados a infância e também em desenvolvimento da educação da criança e do adolescente hospitalizado, uma classe hospitalar deve ser muito bem observada e analisada.

5. Pesquise em sites, livros e revistas e faça um texto com 20 linhas sobre classe hospitalar.

A secretaria da educação define uma classe hospitalar como um atendimento pedagógico educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde em internação.Uma classe hospital muito conhecida é a INCA no Rio de Janeiro , um projeto que foi implatado em 2000 , começou com pacientes de oncologia pediatra depois se estendeu a crianças submetidas a transplante da medula óssea.

Um projeto que envolve duas professoras que tentam descobrir a área de interesse do aluno para montar as atividades .

Uma classe hospital é capaz de devolver a alegria , motivação a uma criança que não tinha mais, o hospital por si só já é um ambiente isolado e difícil , mas com um projeto como esse do Rio de Janeiro pode fazer com que milhares de crianças tenham oportunidades de terem uma vida mais tranqüila possível .

O atendimento educacional hospitalar e o atendimento pedagógico domiciliar devem estar

vinculados aos sistemas de educação como uma unidade de trabalho pedagógico das

Secretarias Estaduais, do Distrito Federal e Municipais de Educação, como também às

direções clínicas dos sistemas e serviços de saúde em que se localizam.

Compete às Secretarias de Educação, atender à solicitação dos hospitais para o serviço de atendimento pedagógico hospitalar e domiciliar, a contratação e capacitação dos professores,a provisão de recursos financeiros e materiais para os referidos atendimentos

UNIDADE 2

LEGISLAÇÃO PARA ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre o texto “Legislação das Classes Hospitalares” enfatizando os pontos principais relacionados ao atendimento ao aluno hospitalizado.

No Brasil, a legislação reconheceu através do estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, através da Resolução nº. 41 de outubro e 1995 Em 2002 o Ministério da Educação, por meio de sua Secretaria de Educação Especial, elaborou um documento de estratégias e orientações para o atendimento nas classes hospitalares, assegurando o acesso à educação básica. Todo o aluno que freqüenta a classe possui um cadastro com os dados pessoais, de hospitalização e da escola de origem. Ao final de cada aula o professor faz os registros nesta ficha com os conteúdos que foram trabalhados e outras informações que se fizerem necessários.

A criança que freqüentar as classes por mais de três dias o professor entra em contato com a escola para ver o desenvolvimento da escola, e quando o mesmo tiver alta é feito um laudo do que foi trabalhado e o seu desenvolvimento durantes as aulas .

2. Liste as leis e artigos que viabilizam o atendimento pedagógico hospitalar.

Constituição da repulblica federativa do Brasil

• Art. 205

• Art.03

• Lei 9394/96

• Artigo 02

• Resolução N 02 /2001 CNE

• §1º

• §2º

• Resolução nº. 2527/07

• Resolução 41/95 – CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – direitos da criança e do adolescente hospitalizados

3. Liste as ideias mais importantes da Lei nº 11.104 de 21/03/2005.

Nesta lei ela explica a obrigatoriedade da criação de brinquedoteca dentro das alas de saúdes.Considera-se brinquedoteca, para os efeitos desta lei, o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinados a estimular a criança e seus acompanhantes a brincar.

4. O texto “Aspectos Legais e Direitos da Criança Hospitalizada” cita o Artigo 57 do E.C.A. Faça um parâmetro entre este e o atendimento hospitalar.

Essa lei ampara as crianças que são excluídas dos ambientes escolares, a diferença é que nessa lei é o amparo quando as crianças já receberam alta e sofrem esse exclusão.

5. Cite quatro direitos da criança e do adolescente hospitalizado e comente sobre eles.

• Direito a proteção, a vida e a saúde com absoluta prioridade e sem qualquer forma de discriminação: este direito comenta sobre a forma que a criança deve ser tratada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com