TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ACREDITAÇÃO HOSPITALR

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

CONCLUSÃO............................................................................................................10

REFERÊNCIAS        12



  1. INTRODUÇÃO

O tema Indicador de Qualidade Hospitalar é tema para discussão constante em todos âmbitos globais, e uma ação de grande emergência devido o quanto é importante no ciclo avaliativo e decisório dos consumidores, e justamente um multiplicador de escolhas dentro do mercado competitivo.

Com o aumento da conscientização do cidadão, houve a evolução do papel de doente para o papel de cliente, processos especifico a o aumento de fonte de informações.

Com a tecnologia veio a era da transparência, mas mesmo assim quando os consumidores tem de escolher o seu hospital, a escolha ainda dependem do boca-a-boca ou de recomendações do seu médico. (MORRISON,2013). Segundo Bill Gates a escolha de um hospital é limitada. As pessoas começam a usar o sistema de cuidados de saúde por meio de seu médico, e uma vez selecionado um médico foi selecionado um hospital, você queira ou não.

A falta de transparência das informações de qualidade, juntamente com informações limitadas, sugestivas e controladas ao interesse da empresa, de hospitais públicos e privados aos consumidores, limita os que dê oportunidade de quem consome os serviços de saúde escolhera instituição observando e julgando seus indicadores de qualidade.

Para o estudo foi feita uma pesquisa eletrônica de artigos publicados, o objetivo deste estudo é destacar e averiguar o quanto é importante os indicadores de qualidade hospitalar como instrumentos que podem auxiliar na escolha do usuário de saúde para uma instituição.

O profissional Auditor em Saúde pode ser o diferencial para as instituições e usuários, pois ele tem a função de fazer um papel fundamental por possuir uma visão holística para problematizar questões relativas a causas e consequência da omissão destas informações.


  1. DESENVOLVIMENTO

Acreditação, pode ser conceituado como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, periódico, voluntário e reservado que visa reduzir os riscos para os pacientes e profissionais e aumentar as chances de sucesso.

Com da Constituição de 1988 a saúde tornou-se direito social universal, fazendo com que a gestão dos serviços de saúde dos hospitais municipais reavaliassem os serviços oferecidos à população. As primeiras conversas relacionadas a acreditação hospitalar surgiram na década de 90, seguidas pela criação do Programa de Garantia e Aprimoramento da Qualidade em Saúde (PGAQS) pelo Ministério da Saúde, que promoveu um conjunto de atividades que permitiram o encaminhamento do projeto ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP), que definia metas para implantação de um processo de certificação de hospitais identificado como Acreditação Hospitalar. Surge então, em 1998, o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar.

A Acreditação hospitalar traz eficácia para processos de gestão e é necessário para assegurar uma assistência melhor e mais humanizada à saúde dos seres humanos que procuram os hospitais. A missão essencial das instituições hospitalares é atender a seus pacientes da forma mais adequada. Por isso, todo hospital deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência, buscando uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, de docência e pesquisa.

Houve então, a partir da criação da Organização Nacional de Acreditação - ONA, em 1999, a implantação das normas técnicas do Sistema Brasileiro de Acreditação. A ONA é uma organização não governamental caracterizada como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, de direito coletivo, com abrangência de atuação nacional e tem como objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País. Em 2013, a ONA tornou-se membro da ISQua - International Society for Quality in Health Care. 

Nos EUA, a Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations ("Comissão Conjunta para a Acreditação de Instituições de Saúde") tem se dedicado à melhoria da qualidade dos cuidados prestados à saúde. Hoje, ela é a maior acreditadora de instituições de saúde nos Estados Unidos, avaliando cerca de 18.000 estabelecimentos, que se submetem voluntariamente a este processo de acreditação. Dos cerca de 6.800 hospitais norte-americanos, aproximadamente 80% são acreditados pela Joint Commission. Os tipos de instituições passíveis de serem acreditadas são os seguintes: Hospitais; Atendimento Domiciliar e Cuidados Paliativos; Ambulatórios; Laboratórios; Redes de Saúde; Saúde Comportamental; e Cuidados de Longa Permanência.

Além disso, vários órgãos governamentais dos Estados Unidos, que autorizam, a nível federal e estadual, o funcionamento de instituições de saúde, se valem da acreditação feita pela Joint Commission. Utilizam-na para concluir a qualificação de uma instituição, para se credenciarem junto aos programas Medicare e Medicaid do governo, para reembolso de custos ou, ainda, para receberem autorização de funcionamento.

A Joint Commission International (JCI) alia o conhecimento técnico de avaliação na área da Saúde com o conhecimento específico de cada país e da sua cultura, para oferecer serviços de consultoria no mundo inteiro. A JCI tem a sua liderança reconhecida na implementação de programas de melhoria do desempenho e de sistemas de avaliação. A JCI é mantida e operada pela Joint Commission on 
Accreditation of Healthcare Organization ("Comissão Conjunta para a Acreditação de Instituições de Saúde"), com sede nos Estados Unidos. Desde 1994, a Joint Commission International vem prestando consultoria a governos, hospitais e outras instituições de saúde em mais de 35 países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com