TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Pesquisas Acadêmicas: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Escreva uma reflexão sobre a viabilidade da proposta em escola de ensino básico de nosso país, ou seja, você acredita que propostas como a que foi colocada pelo texto são possíveis de serem efetivadas? Justifique sua resposta.

As pessoas com deficiência são excluídas no âmbito profissional, familiar, educacional, e entre tantos outros espaços, por isso, muito se discute formas de inclusão dos mesmos.

A Declaração de Salamanca, documento que fala sobre princípios, politicas e praticas relativas às necessidades especiais, alavancou a ideia da inclusão escolar de pessoas com deficiências, fazendo com que as escolas reconheçam as diversas necessidades dos alunos e a elas respondam, podendo assim assegurando-lhes uma educação de qualidade.

Como ensina Vygotsky, para que a criança com deficiência venha a se desenvolver, é necessário que a sociedade lhe ofereça condições materiais e instrumentais, ou seja, deve-se oportunizar uma educação inclusiva. A inclusão não se refere somente ao acesso e a permanência no espaço físico, mas também a conscientização do direito a cidadania em relação as pessoas com deficiência, a competências técnicas para lidar com questões impostas na inclusão e, ainda, questões de ordem política, econômica, social e cultural.

Diante disto, varias indagações podem ser colocadas: a escola atual esta estruturada para a inclusão de alunos com necessidades especiais? Os professores estão baseados cientificamente para lidar com as singularidades de cada aprendiz? Na escola inclusiva, os alunos tem tido um bom desenvolvimento?

Foi no pensar desta problematizarão que as autoras do texto em questão realizaram um estudo que teve como intuito verificar a implantação de propostas de Educação Inclusiva no ensino básico, em escolas publicas e privadas, localizadas no interior do Paraná.

Para que haja a real e total inclusão, em todos os ambitos necessários, do deficiente é preciso de muito preparo, preparo que ao decorrer dos anos não estamos como sociedade conseguindo alcançar, como já destacado, muitas vezes classificamos a inclusão do deficiente como apenas ter de preparar o espaço físico para recebê-lo, preparar vias de acesso, e acabamos por esquecer de preparar também as pessoas que vão receber o mesmo, preparar no caso, os professores para que esses possam oferecer á essas pessoas com necessidades especiais uma educação coerente e de qualidade, precisamos preparar todos os que vão se deparar com o deficiente emocionalmente, prepara-los para a aceitação.

Para que as propostas do texto sejam efetivadas em nosso país, precisamos de muito mais investimento em preparação, capacitação, e em diversas outras áreas da educação para que só então essa inclusão funcione.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com