TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Casos: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  3.333 Palavras (14 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO DE PEDAGOGIA

Celismar Aparecida Ferreira/RA: 4115215202

Fernanda Aparecida Arêda Antunes/ RA: 2327405161

Janise Silvestre Braz Gonzaga/RA: 6135270017

Ligia Aparecida Martins Furtado/RA: 4187264266

Mara Rúbia de Lima Borges/RA: 6158268621

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Educação Especial

Cleudimara Sanches Sartori Silva

Anápolis/Goiás

2013/2

Introdução

Todo começo de trabalho é difícil, pois não sabemos o que nos espera até á sua conclusão. Nestas páginas será possível sanar algumas dúvidas referentes à inclusão escolar e todas as implicações que o tema reserva. Composto por textos, imagens e músicas o trabalho esta bem simples e emocionante de se ler.

Composto de alguns tópicos onde mostramos o que é inclusão escolar, como deveria ser uma escola inclusiva baseada em relados de vários autores e músicas chegamos à conclusão de alguns fatos e depois de tudo feito queremos que o leitor possa ter a mesma sensação que tivemos com a sua execução. Nas próximas páginas será possível ver como as escolas esta tratando essa nova realidade que é a inclusão social e os desafios a serem vencidos.

O livro texto da disciplina esta recheado de informações importantes, composto por três grandes autores que falam de suas maneiras e pesquisar realizadas a cerca da inclusão escolar.

O que é Inclusão?

Dependendo do ponto de vista de muitas pessoas pode ser o ato de incluir alguém em alguma coisa, no nosso caso na Educação. Alguns entrevistados colocam a inclusão em diferentes aspectos e nos achamos que o termo inclusão abrange muitas cosias e pontos de vista diferentes. Colocar uma criança com necessidade de aprendizagem especial seja ela psicológica ou física dentro de uma sala de aula com outras crianças e chamar isso de inclusão fere o sentido da palavra. Incluir deve ser o ato de ajudar, ensinar, estar disposto a ajudar sempre que necessário, fazer dessa criança ou adulto um ser participativo nas atividades propostas e que ele ou ela seja atuante também.

Incluir é um ato de amor, tem que estar preparado para atender essa necessidade e gostar do que se faz. Carlos Alberto Jamil Cury diz que o acolhimento da diferença se faça no reconhecimento do outro como igual, como parceiro, como par, e devemos sim pensar como ele já que o diferente é novo, nos traz mais sabedoria e melhora o relacionamento com o nosso interior. A inclusão se refere a aceitar e conviver de forma normal com aquelas pessoas que possuem necessidades especiais já que todos nos somos deficientes em alguma coisa.

Conviver com o diferente nos torna pessoas melhores já que temos o prazer de conviver com o outro, incluir é aceitar e viver essa relação não agregar e achar que esta sendo feito o certo. Falar para o filho ou filha que não podemos rir e nem ter medo daquela criança ou adulto, por exemplo, com síndrome de down, ou com aquela que é cega, que é surda e depois chegar para a criança e dizer se você fizer determinada coisa vai ficar surda, se não for um bom aluno ou aluna vai mancar não é praticar inclusão é fazer exclusão de uma forma maquiada para que os outros não percebam suas ações.

Mel Ainscow em entrevista diz que á “Inclusão é a transformação do sistema educacional, de forma a encontrar meios de alcançar níveis que não estavam sendo contemplados”, diz também que a inclusão não pode ser vista de um único ponto que ela é dividida em três etapas: presença, participação e aquisição de conhecimento, e depois de lermos todo o material pesquisado concordamos com ele já que a criança tem que estar presente na escola, mais não basta somente isso ele tem que participar de todas as atividades propostas a ele e aos outros alunos, mais ainda não está satisfeito e diz que sem adquirir conhecimento de nada vale essa inclusão já que incluir não é somente estar tem que viver adquirir conhecimento e passar conhecimento para todos que estejam presentes no momento da atividade. Falando amplamente inclusão quer dizer educação para todos.

Quais as principais características de uma escola inclusiva?

Uma escola inclusiva é aquela que acolhe o aluno com necessidades especiais de um modo amplo, procura atender suas necessidades pensando no seu bem estar. A escola modifica suas dependências pensando nesse aluno, colocam rampas para melhor acesso, banheiro especial para atender os cadeirantes auxilia nas mudanças que forem necessárias para melhor atender essas crianças. A incorporação de um projeto pedagógico que atenda a escola regular e ao mesmo tempo a inclusão escolar para que se obtenha o resultado almejado.

Criar uma escola inclusiva não é tarefa fácil já que muitas mudanças ainda não aconteceram mudar a infraestrutura é fácil difícil é manter os professores capacitados para atender essas necessidades, trabalhar a relação escola e família, contar com o apoio da comunidade e principalmente das pessoas envolvidas no processo.

Uma grande preocupação é a formação continuada dos professores já que os currículos não abordam o tema com a seriedade que ele demanda. Os participantes da escola inclusiva deverão procurar dar continuidade aos seus estudos, aprofundando-os.

Novas normas de avaliação deveram ser adotadas para atender as crianças regulares e os portadores de necessidades especiais. A escola inclusiva é uma escola que se destaca das demais, é uma escola com preceitos e atitudes diferentes.

É uma escola que busca a inclusão do aluno e não a integração busca colocar o aluno em um patamar elevado e colocar as suas necessidades físicas, intelectuais e sociais acima da política e das regras estabelecidas pelas secretarias e normas.

É um local onde todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com