TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Dissertações: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  8.061 Palavras (33 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 33

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL – ASSEFRENI

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA

CELER FACULDADES

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

ROSELENE BENVEGNÚ BALBINOT

SÃO DOMINGOS DO SUL, RS – 2011

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL – ASSEFRENI

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA

CELER FACULDADES

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

ROSELENE BENVEGNÚ BALBINOT

Monografia apresentada como requisito para obtenção do Título de Especialista em Educação, através do Curso de Pós Graduação “Lato sensu” em Psicopedagogia pela Celer Faculdades sob orientação do Professor: Elirio Soliman

São Domingos do Sul, RS – 2011

Dedico este trabalho a meu marido Vilson pelo apoio, carinho e compreensão.

A meu orientador Prof. Elírio Soliman pelo constante apoio, orientação e incentivo.

A todos os professores que compuseram o cenário desta história.

Às minhas colegas pela amizade e carinho.

E a meus alunos por serem a razão especial de toda minha caminhada educacional.

RESUMO

Ao incluir alunos portadores de necessidades especiais em escolas de ensino regular, dando prioridade à educação, o Brasil começa a colocar em prática os compromissos e a própria legislação, garantindo ao aluno nessas condições o direito ao exercício pleno da cidadania. Ao longo de séculos de abandono e anos de atenção parcial, o aluno portador de necessidades especiais precisa tomar conhecimento e usufruir das oportunidades que se abrem e que podem levá-lo a um futuro novo e promissor. É deste modo que todo o cidadão deve ser visto como verdadeiro ser humano, mesmo sendo portador de necessidades especiais. Diante desta lógica e tentando entender como vem sendo conduzido o processo de inclusão nas escolas da rede pública este é o motivo pelo qual se desenvolverá este estudo.

Palavras-chave: Inclusão; Educação; Escola.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 HISTÓRICO DA INCLUSÃO 7

1.1 PENSANDO A INCLUSÃO NA ESCOLA 10

1.2 AÇÕES NO ÂMBITO DA INCLUSÃO 12

2 PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS E SUA INCLUSÃO NO ENSINO PÚBLICO 16

2.1 FORMAÇÃO INCLUSIVA 19

2.2 A ESCOLA ESPECIAL 20

3 OS DIREITOS NA DIVERSIDADE 23

CONSIDERAÇÕES FINAIS 28

REFERÊNCIAS 30

INTRODUÇÃO

As escolas do ensino regular da rede pública devem oferecer todas as oportunidades possíveis para que, nos espaços educacionais, o aluno seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento livremente. Assim, ele pode trazer conteúdos de sua própria experiência, segundo seus desejos, necessidades e capacidades.

O acesso educacional é um dos fatores essenciais para o desenvolvimento das potencialidades e formação integral de qualquer ser humano. Todo ser humano tem direto a frequentar as escolas, pois é através delas que se adquirem os principais meios para interagir no contexto social em que está inserido. Em momento algum alguém deve ser ou se sentir excluído. Por mais simples que esta inclusão social pareça, ela encontra sérias barreiras, principalmente quando nos deparamos com pessoas portadoras de necessidades especiais.

Sabe-se que a educação regular é uma máquina de excluir os diferentes. O atual movimento da inclusão educacional possibilita que estes alunos sejam incluídos nas escolas regulares e usufruam dos benefícios de uma educação de qualidade.

Diante dos grandes desafios da atualidade, enfrentados pelos professores, especialmente os que atuam nos anos iniciais, destaca-se a necessidade de incluir os alunos com necessidades especiais. A educação a educação desses alunos é tema emergente na sociedade atual. Governo e organizações vêm somando esforços no sentido de ampliar o conhecimento sobre o assunto, podendo assim melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, de modo que possam enfrentar, com êxito, as barreiras encontradas.

É necessário que se tenha professor com formação específica para atuar na sala de aula com esses alunos portadores d necessidades especiais. Pois este trabalho deve ocorrer de forma que se faça com que os mesmos passem pelo processo de inclusão no contexto educacional e participem com igualdade nas classes escolares regulares, deixando de sofrer discriminação e exclusão. Somente assim a criança passa a ser tratada e vista como ser humano com os mesmos direitos das demais. Já que a educação e a informação ocupam papel importante na formação de uma sociedade inclusiva, pergunta-se de que forma o processo educacional possui o poder de inclusão dos portadores de necessidades especiais, na rede regular de ensino?

Buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com