TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Trabalho Escolar: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA

MEIRE GONÇALVES SOARES

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Jaru

2014

MEIRE GONÇALVES SOARES

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso deEducação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I.

Prof. Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato e Raquel Franco.

Jaru

2014

INTRODUÇÃO

Educação inclusiva: Realidade na Escola Professor Levi Alves de Freitas

Educação, acessibilidade, inclusões social e educacional e transformação do “SER” como cidadão comprometido e consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade. Eram esses os objetivos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Levi Alves de Freitas, localizada no Bairro Parque das Gemas, na Avenida Diamantes, na cidade de Ariquemes/RO, sob a Direção da Educadora Simone Giacomelli e a Vice Aurizete Vinagre de Lima, quando realizou um trabalho destacando a temática da educação inclusiva em seu centro de ensino da educação básica.

A Escola tem conseguido fazer a diferença na educação, de acordo com as coordenadoras Pedagógicas Letícia Pereira Gonçalves e Gislaine Vicente Bento, e orientadoras, Silvana Silveira e Nadia G. Teixeira, o corpo docente vem se destacando pela capacidade de integrar os conteúdos das aulas às atividades extracurriculares, ressaltando a construção do conhecimento de forma mais atrativa, o que possibilita aos alunos o direito de conviver em meio em sociedade sem sofrer qualquer tipo de exclusão.

A Diretora Simone Giacomelli, ressaltou que embora não sejam melhores as condições que favorecem os professores estão todos engajados a atuarem oferecendo atendimento especial aos alunos com necessidades especiais, que possui Sala de Recursos e rampas de acesso. Os atendimentos voltados a essas crianças são realizados por um profissional habilitado em educação especial, com a ajuda de estagiários. A Escola promove também projetos de Leitura, uma viagem a imaginação; Programa de Eficiência Energética – PROCEL –; Artes na Escola; Ciclismo e Atletismo; e, Mais Educação, que atende mais de 120 alunos nas Oficinas de Letramento, Matemática, Fanfarra, Karatê e Capoeira.

Segundo a diretora Simone Giacomelli: “É por meio desses projetos que conseguimos obter melhores resultados nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB –, que mostram os avanços que tivemos na qualidade da educação”, e ao meu ponto de vista, para que essa atuação pedagógica ocorra de modo inclusivo na educação básica é assim que deve ser. O processo de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em nosso país ainda está longe do ideal. Contudo, é válido ressaltar que mesmo permeado por empecilhos e desafios ele vem acontecendo e, de certa forma, tem contribuído para que professores com ele envolvidos construam novas concepções e percepções sobre como trabalhar com a diversidade.

DESENVOLVIMENTO

A educação inclusiva é conceituada como uma ação educacional humanística, democrática, que tem como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. A ideia é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular. O objetivo da inclusão é demonstrar que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência. Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interação entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto. No entanto, por vezes, surge uma imensa dificuldade por parte das escolas em conseguirem integrar as crianças com necessidades especiais devido à necessidade de criar as condições adequadas.

O sistema regular educacional básico deve adaptar-se, caso deseje ser um centro de ensino inclusivo. todos os profisssionais envolvidos nesta área deve estar qualificados profissionalmente para que estejam aptos a trabalharem com essas pessoas "diferentes". é preciso que ocorra mudanças para facilitar todo o processo educacional que visa a formação integral de cada aluno especial, para que o mesmo seja capaz de assumir por si próprio o seu papel de cidadão em meio a sociedade em que vive, assim como suas obrigações, deveres e direitos. Outro ponto importante refere-se à formação dos professores para a inclusão. A transformação de paradigma na educação exige professores preparados para a nova prática, de modo que possam atender também às necessidades do ensino inclusivo. O saber está sendo construído à medida que as experiências vão acumulando-se e as práticas anteriores vão sendo transformadas. Por isso, a formação continuada tem um papel fundamental na prática profissional. Assim como ocorreu na escola Levi, é preciso que os professores não esperem maravilhas do governo para fazerem o seu papel, cumprir com o seu juramento de formatura é o primeiro passo que deve ser dado para que haja um desenvolvimento capaz de fortalecer em todos a vontade de fazer acontecer de verdade essa inclusão da qual tanto se fala. Uma boa organização do corpo docente deve exigir regras claras, que diz respeito ao comportamento, a forma de execução das tarefas e atividades de aprendizagem. No entanto, todo esse processo de organização e funcionamento deve passar pelo respeito mútuo, pela aceitação e compreensão das necessidades do outro, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com