TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Artigo: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho visa apresentar a importância da inclusão na educação, aproximando e melhorando o aprendizado na coletividade. Trazendo como exemplo o trabalho desenvolvido pela professora Adriangela Bonetti, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, situada na cidade de Guaporé no Rio Grande do Sul.

A professora Adriangela foi designada para trabalhar em uma turma, na qual havia Leonardo, um aluno com deficiência e transtorno global de desenvolvimento (TGD). Na escola não havia nenhum projeto específico para lidar com esse aluno, e com o passar das aulas a professora sentiu a necessidade buscar conhecimento para melhorar o desenvolvimento e aproximar ao máximo o aprendizado geral da turma.

Foi então que surgiu a oportunidade de Adriangela participar de um curso oferecido pelo MEC, Educação Inclusiva: Direito à diversidade. Este curso foi ministrado por diversos palestrantes, entre eles o prof. Romeu Kazumi Sassaki que apresentou o PIE-Plano Individualizado de Educação, segundo o professor: “Esse plano se origina do fato de que, para a educação inclusiva, todo aluno é único. Ele é singular. Porque nós enxergamos e entendemos que cada aluno é diferente do outro. E é diferente não porque tem a deficiência. É diferente como ser humano. O Plano Individualizado de Educação é uma visão preliminar do que será o ano letivo para cada aluno”.

Ao retornar à escola, Adriangela apresentou o projeto do PEI à direção, que aceitou o plano como ferramenta de avaliação em inclusão a todos os alunos. O projeto foi um sucesso, com ele se percebeu o que cada aluno tinha em potencial, podendo explorar suas habilidades. Observou-se, por exemplo, que o menino com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), gostava de realizar experiências, sugeriu-se como metodologia ferramentas da brinquedoteca para explorar sua curiosidade. Em pouco tempo já se pode ver o crescimento de Leonardo, sendo avaliada a evolução pessoal do menino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com