TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Artigo: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho originou-se pela percepção da nessecidade de apoiar educadores para recepcionar esses alunos com necessidades educacionais especiais.

Analizaremos também, que tipo de apoio os professores recebem das instituições de ensino, do governo e dos familiares. São as mudanças no ambiente escolar para recebimentos dessas crianças.

A educação inclusiva apresenta a evolução nos ultimos anos, como as discurções da sociedade internacional que tem como meta maior da sociedade, sempre buscando uma escola para todos.

2.DESENVOLVIMENTO

Educação Inclusiva

A educação inclusiva é uma ação amorosa mas não piedosa, em sua singularidade e que tem como objetivo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. Aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.

O conceito de educação inclusiva surgiu em 1994, com a ideia de que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular. Com a finalidade de demonstra uma evolução da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência. Do ponto de vista dos especialistas na educação, esta integração assume a vantagem de existir interação entre as crianças, procurando um desenvolvimento conjunto. No entanto, por vezes, à uma imensa dificuldade por parte das instituição de ensino em conseguirem integrar as crianças com necessidades especiais devido à falta de as condições adequadas.

A inclusão dessas crianças pelas várias dimensões humanas, sociais e políticas, e vem gradualmente se expandindo na sociedade contemporânea, de forma a auxiliar no desenvolvimento das pessoas em geral de maneira e contribuir para a reestruturação de práticas e ações cada vez mais inclusivas e sem preconceitos de ambos os lados. Com a Declaração de Salamanca surgiu o termo necessidades educativas especiais, tirando assim aquele conceito de que as crianças com deficiência, eram separadas dos demais alunos. Mas este novo termo não se refere apenas ás pessoas com deficiência, e sim, engloba todas e quaisquer necessidades consideradas “diferentes” e que necessitem de algum tipo de auxílio dos educadores.

Uma outra maneira fundamental para o ensino e fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos educadores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com necessidades Educacionais Especiais. Com esse grupo de profissionais, essas crianças vão sentir um apoio necessário para se estarem bem na sociedade. Por isso que hoje as instituições estão cada vez mais investindo nos educadores, para saber como lidar com todas as dificuldades que esses portadores de necessidades especiais tem.

No Brasil, Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços para os alunos: a escola regular e a escola especial – ou seja, o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, eles chegam a conclusão de que nosso sistema escolar deveria ter uma nova proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos, sem distinção. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Há necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem de algumas crianças e que exigem uma atitude educativa específica da escola como,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com