TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Trabalho Escolar: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

1 TEMA

“A Informação para uma educação inclusiva”

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Abrir espaço para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e oespírito crítico sejam exercitados na escola, por professores, administradores,funcionários e alunos, para o exercício da verdadeira cidadania.

2.2 ESPECÍFICOS

 Lutar por uma escola inclusiva, rompendo barreiras já construídas em relação às pessoas com deficiência, garantindo igualdade de direitos para todos.

 Promover atividades junto aos professores, viabilizando a formação em serviço, assegurando-lhes a informação de que necessitam para trabalhar com os alunos com necessidades educativas especiais.

 Possibilitar ao aluno o reconhecimento e a valorização da diversidade, vivenciando situações diferentes de construir conhecimentos e conviver com novas formas de comunicação.

3 JUSTIFICATIVA

Incluir alunos com deficiência na escola é, atualmente, um dos maiores desafios educacionais. Neste propósito, fazse necessário que a escola crie oportunidades etambém viabilize à comunidade escolar, mais especificamente para os professores,romper com as barreiras da sala de aula regular. Nesse processo de Inclusão educacional muitas barreiras já foram derrubadas. O fato de o aluno estar em sala de aula é a principal delas. Mas é importante ressaltar que estar na escola não significa que esse aluno foi incluído. Faz-se necessário que ele participe do processo educacional e que seja aceito por todos como alguém que, apesar das limitações, aprende. Por isso, a participação desse aluno nas atividades escolares deve ser estimulada, oferecendo-se os recursos necessários para que ele se sinta capaz de dar respostas significativas. A preocupação com a aprendizagem desse “alunoespecial” deve ser alvo de discussão, como a de qualquer outro aluno da escola, tendo em vista que a pessoa com deficiência estará, como os demais, aprendendo adesenvolver suas potencialidades .Em contrapartida, precisamos identificar o que mais tem sido impedimento para que esses “alunos especiais” adquiram os conhecimentos acadêmicos. Será que a escola é de fato inclusiva? O prédio possui acessibilidade? O currículo está adequado?

A formade ensinar está condizente com a necessidade apresentada? Essas são algumasbarreiras físicas e espaciais, mas é importante pontuar que o grande impasse se encontra nas barreiras atitudinais. As barreiras que estão nas mentes das pessoas são as mais difíceis de derrubar. É nesse contexto que surge o projeto “A Informação para uma escola inclusiva” ,com o objetivo de quebrar, ou pelo menos amenizar, essas barreiras que se levantam, em sua maioria, pela desinformação. O processo de inclusão é um processo de aprendizado. Conviver com o “diferente” abre espaço para que as barreiras atitudinais sejamquebradas. A comunidade escolar (alunos, funcionários, professores, pais) se sentecomprometida com o processo inclusivo e trabalham de forma integrada, desmistificando opiniões e colocando em prática os princípios que ora se encontram fossilizados. É claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido em prol da inclusão das pessoas com deficiência nas escolas, mas ao darmos o primeiro passo tudo se torna mais viável e executável. Os professores são peças fundamentais nesse processo detransformação; daí a necessidade de serem pesquisadores e executores daquilo em que acreditam. “Ensinar para transformar Vidas” precisa ser real na vida de uma escola que se propõe a ensinar princípios eternos.

Este projeto visa informar, mas principalmente (re)formar conceitos. Daí pensar em vários miniprojetos, que têm como finalidade atingir o maior número de pessoas possíveis dentro do contexto escolar.

Atividades:

 Mural Interativo – “A Informação é a Chave para a Inclusão”: Se a ideia é informar para incluir, o mural interativo tem como alvo não só os alunos e funcionários da escola, mas também os pais, igreja local e possíveis visitantes. Consiste em fazer exposições sobre informações básicas e legais sobre as Políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com