TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Dissertações: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  1.391 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS

PRÓ-REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO

POS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Prof. Dr. Javert Mello referente à disciplina de Metodologia e pesquisa na educação infantil , no curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil.

Discentes: Érica Patrícia dos Reis Oliveira

.

Rondonópolis, maio de 2010.

O currículo na educação infantil: reflexões sobre as concepções de currículo e a prática docente nas UMEIS de Rondonópolis.

Érica Patrícia dos Reis Oliveira

O currículo deve ser considerado além do ponto de apoio, uma ponte fundamental entre a proposta pedagógica da escola e a prática docente. O conceito de currículo está estritamente ligado à concepção de educação e como entendemos a sua relação com o fazer pedagógico na rotina da escola. A discussão em torno do currículo assume cada vez mais lugar de destaque no conhecimento pedagógico, principalmente na educação infantil, uma vez que esse tema anteriormente era direcionado a educação formal. Conforme Moreira (1990):

Hoje, o currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades tanto para desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados como para socializar as crianças valores tidos como desejáveis. (p. 11).

Diante disso é possível afirmar que os educadores manifestam comportamentos e metodologias diferenciadas ao educar e cuidar das crianças, levando em consideração a efetivação da proposta pedagógica da unidade onde atua.

Devido a pouca experiência de trabalho docente em Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Rondonópolis e com uma atuação em uma unidade recém criada, tentarei buscar respostas trazendo algumas reflexões sobre o currículo na educação infantil e as concepções com as quais trabalham os professores na prática cotidiana nas Unidades de Educação Infantil. Esta pesquisa aponta algumas questões de Estudo como: Quais as concepções de currículo na Educação Infantil que permeia a prática de professores que atuam nas UMEIS de Rondonópolis? O que os professores entendem como currículo e como isso se manifesta na sua prática pedagógica? As UMEIS tem uma proposta curricular clara e construída democraticamente na escola? Os professores tem conhecimento da proposta curricular da unidade onde atuam?

Justificativa:

Concebemos o currículo como a escola em movimento, como algo que abarca todas as situações criadas e vividas dentro e fora dos espaços educativos pelas crianças, professores e pela comunidade escolar. Cada escola mesmo pertencendo a um sistema público, precisa criar uma proposta curricular própria, desenvolver projetos que atendem ás necessidades específicas de seus alunos, voltando-se para a comunidade, onde esta inserida. Kramer (1996) comenta que: “uma proposta curricular de educação infantil em que as crianças desenvolvam construam/adquiram conhecimentos e se tornem autônomas e cooperativas implica pensar a formação permanente dos profissionais que nela atuam”. (p.11)

É preciso destacar, que em qualquer proposta de currículo, na ação, vai depender, em muito, do educador, do compromisso que tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com