TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Monografias: Estagio Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  3.151 Visualizações

Página 1 de 5

3.1 Planejamento

Para o Estágio Supervisionado I, na etapa de Regência de classe na Educação Infantil, no elaborou-se uma proposta de trabalho voltada para a intervenção pedagógica nos aspectos relacionados à aquisição da língua materna, no desenvolvimento de vínculos afetivos, comunicativos e sociais com seus pares; utilizando-se do lúdico, pois através deste a criança expressa seus sentimentos, emoções promovendo melhor aprendizado.

No diagnóstico realizado durante a Observação constatou-se que os alunos do grupo 03, do turno matutino, estão em processo de aquisição da linguagem (língua materna) e da escrita, apresentaram dificuldades de relacionamento pessoais e interpessoais, por este motivo pensamos em desenvolver atividades utilizando jogos de palavras, quebra-cabeça e as diferentes linguagens (musical, corporal, plástica, oral e escrita) contextualizas com as vivências das crianças.

Segundo o Referencial Curricular Nacional educação, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever (RCNEI vol. 3 p.117).

É notável em sala de aula que muitas crianças precisam ter suas habilidades trabalhadas, porquanto várias são tímidas, recusam-se a interagir, esperar a vez do colega, falar e ouvir, embora alguns alunos sejam bastante desenvolvidos trazendo de casa seus conhecimentos prévios. Faz-se necessário que o professor proporcione aos futuros cidadãos o acesso as diversas linguagens em um ambiente acolhedor e letrado, permitindo que as potencialidades de cada educando venham aflorar.

Foi feito ainda trabalho com teatro, brincadeiras em grupo, com músicas, pois se notou que os estudantes tinham dificuldades de relacionamento com seus pares, o que é comum nesta idade. A finalidade destas atividades foi essencial no desenvolvimento da linguagem, da socialização de cada indivíduo e do grupo. De acordo com Piaget nesta fase de desenvolvimento de 2 – 4 anos:

“A linguagem está em nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Duas crianças “conversando” dizem frases que não têm relação com a frase que o outro está dizendo. Sua socialização é vivida de forma isolada, mas dentro do coletivo. Não há liderança e os pares são constantemente trocados”. (PARREIRA, 1999)

É através da linguagem que a criança tem a oportunidade de expressar seus anseios, alegrias e temores. É imprescindível um trabalho voltado para as interações e tirar proveito do “brincar” intencional, onde todos os alunos possam participar integralmente.

O período de Observação deu-se início em 27 de abril de 2012 a 04 de maio de 2012 no turno matutino, na turma do Maternal (grupo três), sendo a professora regente a senhora Cris S. Marques, formada em Letras e Filosofia.

A professora regente é tranquila sua relação com os alunos é muito boa, a docente demonstra-se atenciosa, carinhosa, preocupada com a necessidade de cada aluno, a turma é formada por dez alunos.

O grupo apresentou comportamento sossegado, apesar dos atritos quando precisavam compartilhar dos brinquedos, realizavam as atividades sem problemas, atentos aos comandos da docente.

Nesta escola as salas da Educação Infantil a rotina diária acontece sem dificuldades (as crianças estão adaptadas). Quando chegam à escola os estudantes são acolhidos em suas salas, assim que tem acesso ao recinto depositam seus pertences (mochilas e lancheiras) em um espaço reservado para este fim, logo se sentam em “esteiras” (tipo de tapete de palha) que são abertas no chão; todos sabem onde ficam os brinquedos que utilizam até a chegada dos demais.

Conforme o RCNEI (vol.2 p.39).

A disposição dos materiais e utensílios pedagógicos é fator que interfere diretamente nas possibilidades do “fazer sozinho”, devendo ser, também, alvo de reflexão e planejamento do professor e da instituição. Uma sugestão é que os materiais pedagógicos, brinquedos e outros objetos estejam à disposição, organizados de tal forma que possam ser encontrados sem a necessidade de interferência do adulto, dispostos em altura ao alcance das crianças, em caixas ou prateleiras etc. Sobretudo em ambientes especialmente organizados para brincar, como casinhas, garagem, circo, feira etc.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com