TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Exames: Educação Ludica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

esquema corporal. Segundo a autora a criança cega conserva uma imagem inconsciente do corpo mais rica, no entanto, esta permaneceria inconsciente mais tempo do que nas crianças que enxergam.

Le Boulch (1984) acredita que uma criança diante do espelho observa seu corpo, que lhe parece estranho, estuda-o, explora-o e paulatinamente vai comparar seu corpo cinestésico com as reações posturais e gestuais que ele vê no espelho e que ainda lhe são estranhas – e aos poucos vai perceber que o corpo que sente é o mesmo que observa no espelho.

Guillarme (1983) afirma que a experiência do espelho confronta a criança com a questão da identidade e, portanto, possui um papel decisivo da intersubjetividade na construção do esquema corporal. Para ele, o próprio esquema corporal tanto quanto uma realidade é uma imagem.

A experiência do espelho, portanto, constitui uma fase muito importante na confrontação da criança consigo mesma e como parte do processo de identificação. O corpo é um meio de que a criança dispõe para se expressar, para se comunicar com o mundo que a rodeia e é natural que ele assuma um caráter tão fundamental.

Para muitas pessoas, a experiência do espelho não termina neste período. É sempre um fator de conhecimento de si. Na adolescência, com a emergência das mudanças físicas, o jovem, muitas vezes, sente-se desorientado. Seu corpo muda e acaba por abalar sua estrutura de eu, podendo abalar seu esquema corporal, pois seu corpo serve como ponto de referência no espaço.

De início ele se vê em contínuas mudanças e questiona constantemente seu corpo até o momento em que aceita (ou se espera que aceite) e passa a viver em harmonia com ele. Ele precisa se sentir bem com a imagem corporal que vê e sente para melhor se contactar com o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com