TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Artigo: Educação Ludica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Lúdica

ETAPA 03

1. Pesquisar e registrar com imagens três brincadeiras de bebês, reconhecendo que o brincar do bebê com seu corpo envolve ritmo e conhecimento. Há de se considerar que o ato de rolar, engatinhar, puxar e empurrar, abrir e fechar, esconder e acha, entre outros, tem importância fundamental na construção da inteligência e do equilíbrio emocional do bebê, contribuindo para sua afirmação pessoal e integração social.

Criança por meio do brincar e do faz de conta representa os elementos do mundo que a rodeia e a partir de suas vivências cotidianas, manipulando objetos, experimentando materiais diversificados e estabelecendo interações com o meio, as crianças vão registrando de forma cada vez mais elaborada as impressões sobre o mundo.As atividades de expressão lúdica atraem a atenção das crianças.

Brincar é algo muito importante para os bebês. Não só para eles se divertirem, mas também para ajudar em seu desenvolvimento.

Brincar com os pais é ainda melhor porque promove a interação da família, faz você conhecer melhor o seu filho e o ajuda a se sentir mais seguro e amado. Mas na hora H muitos pais ficam sem saber exatamente o que fazer. Afinal, para brincar, temos de largar o raciocínio de lado e se deixar levar pelo prazer e pela fantasia - algo que desaprendemos como adultos. Uma boa ideia é investir em brincadeiras, músicas e jogos dos quais você gostava quando era criança.

Passo 2

Pesquisar sobre as brincadeiras de faz de conta, selecionando dois exemplos de situações de faz de conta que simulem a realidade. Selecione imagens que ilustrem estas brincadeiras.

Uma das primeiras atividades culturais em que as crianças operam com os significados é a brincadeira de faz de conta. A criança quando brinca reconstrói simbioticamente os significados e opera no mundo diretamente disponível (mundo perceptível) de modo que transcende as demandas do aqui e agora. Desse modo, esta atividade é um espaço vital para a construção do processo dinâmico de significados e, consequentemente, para a constituição da criança enquanto sujeito.

1-O menino que cavalga num pedaço de madeira e se imagina montando um cavalo, 2- a menina que brinca com sua boneca e crê ser uma mãe, os meninos que brincam de ladrões, de soldados, de marinheiros, todos eles mostram em suas brincadeiras exemplos da mais autêntica criação.

(Vigotski, 1986/2003, p.12)

Passo 03:

1-Fazer uma reflexão sobre o brincar:

O Brincar é um precioso momento de construção pessoal e social, é permeado pelo eixo de trabalho Movimento, onde a criança movimenta-se construindo sua moralidade, afetividade perante as situações desafiadoras e significativas presentes no brincar e inerentes à produção social do conhecimento.

2-Ampliar as informações acima e encontrar exemplos envolvendo o brincar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com