TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Trabalho Escolar: Educação Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando. O brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto. Os conhecimentos da criança provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc. É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.

Os diferentes significados do brincar :

O que é brinquedo?

O brinquedo é compreendido como um "objeto suporte da brincadeira", (piões, bonecas, carrinhos etc.).

O que é brincadeira?

A brincadeira se caracteriza por alguma estruturação e pela utilização de regras. A brincadeira é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual

O que é jogo?

A compreensão de jogo está associada tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e organizada por um sistema de regras

http://www.ribeirodovalle.com.br/brincar.ht

Papel do educador na Educação lúdica:

O educador deve envolver-se no mundo mágico infantil, explorar o universo infantil exige do educador conhecimento teórico, prático, observação amor e vontade de ser parceiro da criança. É necessário aplicação de jogos, brincadeiras e brinquedos em diferentes situações educacionais, para que haja um ambiente estimulador, capaz de avaliar e analisar aprendizagens específicas, competências e potencionalidades das crianças envolvidas. O educador sempre deve interagir com a criança, respeitar o direito dela não querer brincar estimular à socialização a imaginação, oferecer materiais dos mais simples aos mais complexos. O mesmo deve dar o tempo necessário às crianças para que as brincadeiras apareçam se desenvolvam e se encerrem.

Dicas e Curiosidades:

• Bom brinquedo é o que convida a criança a brincar, é o que desafia seu pensamento, é o que mobiliza sua percepção, é o que proporciona experiências e descobertas.

• Certos brinquedos precisam ser apresentados à criança para que possa imaginar o que pode fazer com eles.

• O brinquedo deve estimular a criatividade. Quando é muito dirigido e não oferece alternativa, passa a ser apenas uma tarefa a ser cumprida. É aconselhável que haja sempre um convite a participação criativa.

• Criança gosta de brinquedos que possibilitem ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com