TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Dissertações: Educação Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Esta pesquisa acadêmica tem como objeto de investigação o desenvolvimento da aprendizagem através da atividade lúdica, e as reações da criança apartir de jogos e brincadeiras como ferramentas da pratica pedagógica na educação infantil e no ensino fundamental. As considerações de autores importantes no processo de estudo sobre o ensino e a aprendizagem partindo do brincar e como os brinquedos podem facilitar o aprendizado e as experiências que ate hoje servem de referencias para os trabalhos com crianças utilizando o lúdico nas salas de aulas.

As possibilidades são muitas para crianças que começam a explorar o mundo, percebendo a função e as propriedades dos brinquedos: como se movimentam, se fazem barulho, os flexíveis, os rígidos, os pequenos, os grandes, os coloridos e assim por diante.

Quanto mais ativa é a mente da criança mais ela é receptiva a novos conhecimentos , portanto, para o pedagogo o aprendizado é parte de uma metodologia natural da criança que a leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade pratica, considerando que na primeira infância, dizia, o importante é trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem.

Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a aprender o significado da família nas relações humanas. O desenho e as atividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes para o conhecimento da criança sobre os membros do próprio corpo, valorizando a musica, como também as histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fabulas assim como o contato com a natureza, portanto a escola para Froebel é o lugar onde a criança deve aprender as coisas mais importantes da vida, os elementos essências da verdade, da justiça, da personalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa, das relações causais, não somente as estudando, mas vivendo - as.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com