TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Pesquisas Acadêmicas: Educação Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

CANTINHO DA ARTE

Quanto maior forem as oportunidades de descobertas, manipulações, construções oferecidas as crianças, maiores serão as chances de um desenvolvimento cognitivo, motor, social e cultural harmonioso.

Inserir a criança no universo da leitura e escrita é de extrema importância para seu futuro, porém não precisa ser de um modo extremamente técnico e cansativo.

A arte possibilita que a criança aprenda de uma maneira lúdica e divertida.

Em um cantinho da sala de aula o professor pode reservar para a criação do cantinho das artes. Este espaço deve ser organizado pelo professor disponibilizando aos seus alunos os materiais necessários para a aula como, por exemplo; - tintas plásticas, lápis de cor, papel de vários modelos e tamanho entre outros materiais.

A limpeza e organização após as aulas não deve ser apenas do professor, mais as crianças devem participar desta limpeza para que elas entendam a importância do trabalho em grupo, o professor deve sempre elogiar e incentivar este tipo de trabalho com seus alunos.

Quando o professor propõe uma aula de arte, não é apenas para as crianças pintar um desenho imprimido que o educador entrega as crianças, o educador tem que ser criativo e elaborar uma aula onde as crianças tenham contato verdadeiramente com a arte.

Um bom exemplo de aula é o educador propor aos alunos estudar as obras de um pintor famoso como por exemplo, Pablo Picasso ou Van Gogh. O educador trás para a sala algumas obras desses pintores, propõe uma breve leitura sobre as curiosidades bibliográficas mais importantes da vida e das suas obras. Ao apresentar as obras o professor pede aos alunos que observe a obras, a posição da mulher retratada, qual sua idade aparentemente, como esta a boca, para onde ela esta olhando, após todas as observações propor uma atividade onde a criança ira colocar no papel o que aprendeu sobre a obra apresentada, seja através de uma colagem ou um auto retrato, em fim vai da criatividade do professor.

Através da arte a criança aprende a identificar cores, tamanho, texturas, etc. Ao desenhar a criança expressa a sua visão sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca.

O professor tem que ter o cuidado de organizar uma exposição dos trabalhos das crianças, fazendo isso, o professor estará valorizando os trabalhos de seus alunos estimulando eles a sempre participarem das atividades escolares.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS

http://educadoracristinasouza.blogspot.com.br/2009/06/paineis-para-sala-de-aula-do-cantinho.html

http://www.rioeduca.net/blog.php?bid=20&tag=educa%C3%A7%C3%A3o+infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com