TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Artigo: Educação Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este exposto tratará da educação de crianças com deficiência auditiva tendo vista suas dificuldades, e as barreiras encontradas ao longo dos anos, o ponto de vista com relação à surdez de vários aspectos, além de um tema muito importante que é a inclusão do aluno surdo na escola regular, que vem ganhando uma atenção especial, não do dos governantes mais também das próprias administrações escolares.

Surdez contexto histórico

A história da educação de surdos teve início em 26 de setembro de 1857, em 1897em a educação brasileira sofria forte influência do modelo europeu, o que possibilitou criação do Instituto Nacional de Surdos passando a seguir a tendência mundial, utilizando o oralismo como método de ensino porém ainda se é permitido o uso de sinais, que teve sua proibição oficial em 1957, e só passa a ser reconhecida em 1986 com língua legalmente oficial em Contudo, o uso dos sinais continua até 1957, ocasião em que a proibição é dada como oficial em 2002.

A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de comunicação que tem conquistado lugar na sociedade, caracterizada por movimentos gestuais e faciais. Por ser concebida legalmente com uma linguagem possui, elementos classificatórios identificáveis, sendo ela viva e autônoma.

Reflexões acerca da surdez

Para a medicina a surdez e vista como uma deficiência auditiva e tem sua classificação avaliada em níveis, que vão do ligeiro ao profundo, a medicina tem sua classificação da seguinte maneira, de acordo com grau de perda auditiva.

Perada auditiva leve, sem efeito significativo; Perda auditiva moderada, podendo afetar na fala; Perda auditiva severa, afeta o desenvolvimento da linguagem e da fala; Perda auditiva profunda, a fala e a linguagem não se desenvolverão.

Na visão educacional a surdez é concebida como uma incapacidade que a criança possui de falar naturalmente, por vias auditivas normais, porém e de grande valia frizar que do ponto de vista educacional, A criança com problema de surdez, pode aprender a falar, mesmo que haja dificuldades. Atualmente a forma de comunicação do surdo LIBRAS, é reconhecida, e deve ser lecionados nas instituições educacionais, ou com o apoio de uma professora interprete.

Culturalmente falando, a surdez é concebida como uma diferença lingüística e identidade cultural, que é facilmente compartilhada entre os sujeitos surdos, “A surdez é o paradigma da cultura surda, a base sobre a qual se constrói a estrutura e forma da cultura surda, cujo principal elemento espelhador é a Língua de Sinais, o idioma natural dos surdos. portanto, sem surdez não há cultura surda”.

Atividades Pedagógicas para alunos com deficiência auditiva em salas regular.

Esta atividade está voltada para crianças surdez e ouvintes inseridas no contexto da educação regular, tendo vista sua importância no processo de inclusão, elaborada para alunos surdos e ouvintes de uma mesma sala no 1°ano do ensino fundamental.

A inserção da criança surda em clases de crianças ouvintes.

A transformações sociais provoram varias mudanças no contexto da educação, principalmente no que se refere a educação de crianças surdas, que deve ser incluida na educação regular com outras crianças ouvintes, tal inclusão se da com bases nos direitos humanos, ondes todos tem o direito de aprender independentemente de sua dificuldades, com isso as práticas pedegogicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com