TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Casos: Educação Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

O lúdico é indispensável para o desenvolvimento psicomotor e afetivo da criança. A atividade lúdica deve ser encarada como uma ferramenta didática a mais nas mãos do professor como forma de tornar a aprendizagem mais prazerosa e eficaz. Por meio do método dialético pretendemos mostrar que o lúdico na educação poderá tornar a aprendizagem dos pequenos, mais interessante e eficiente.

DESENVOLVIMENTO

Esta atividade servirá para nos dar entendimento através de leituras e estudos sobre a Educação Lúdica que é utilizada para o desenvolvimento da criança.

De acordo com as brincadeiras pintadas de Pieter Bruegel podemos identificar diversas brincadeiras como.

1)Bambolê

2)Escravos de Jó

3)Balança caixão

4)Pula cela

5)Bilboquê

São brincadeiras que foram esquecidas ,ou trocadas pela tecnologia que chegou até nós.

Bambolê essa brincadeira desenvolve o ritmo e o equilíbrio ajudando a criança a desenvolver convivência em grupo e comunicação entre outras crianças planejando estratégias e trabalhando com regras e despertando a curiosidade e criatividade.

A primeira etapa é dar um impulso fazendo que o bambolê comece a girar porém para manter o girando não é tão fácil assim existem várias forças atuando sobre o brinquedo como a força da gravidade que o puxa diretamente para o chão,mas tem crianças que também se divertem girando o brinquedo no pescoço,nos braços e nas pernas,para que todos brinquem juntos pode ser organizado uma competição com o objetivo de quem fica mais tempo rodando o bambolê ganha sem deixar o brinquedo cair.Uma dica quanto maior o bambolê,mais ele demora a completar a volta e mais fácil.

Através do brincar a criança tem em suas mãos a possibilidade de lidar e estabelecer relações com os outros e com ela mesma com isso a criança constrói conhecimentos que desenvolve o ensino-aprendizagem infantil.O brincar não significa somente recrear mais sim o desenvolvimento da criança,caracterizando como uma das formas mais complexas da criança como sua comunicação com o mundo com isso o ato de brincar desenvolve capacidades importantes na criança como a personalidade.A atuação do professor tem que ter muita determinação para permitir submergir no mundo mágico das crianças isso seria o primeiro passo tomado pelo educador,pois descobrindo o universo infantil ele pode virar um cúmplice da criança nesse processo de desenvolvimento,a utilização de jogos e brincadeiras em situações educacionais podem ser um meio de estimular e avaliar o potencial das crianças.Tendo como uma prática pedagógica que possibilita o educador a torna as aulas mais dinâmicas e prazerosas.

O lúdico favorece a autoestima da criança e a interação proporcionando situações de aprendizagem e desenvolvimento das suas capacidades cognitivas,como as imagens acontece que por meio de jogos educacionais, a criança aprende a agir e tem sua curiosidade estimulada e exercitando sua autonomia.Incluir a brincadeira na vida escolar da criança desempenham um papel fundamental na aprendizagem,considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com