TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Na Diversidade

Artigo: Educação Na Diversidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Artigo  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Educação na diversidade

Nome:Fabiula Cristina Rodrigues Instituição:Unifran

Tutor(a):Ana Paula Ferreira

A diversidade é a característica mais saliente da sociedade humana,cada cultura é única e contem um patrimônio rico e com valores únicos,nossa cultura tem sua própria historia,nossa cultura constrói a cada instante em diferentes espaços e regiões,sua própria manifestação da liberdade,precisamos aprender a reconhecer essas diferenças culturais como algo positivo algo que veio engrandecer nossa historia,engrandecer o nosso país.

Hoje em dia trabalhar a diversidade num contexto geral é um desafio muito grande,e tratar essa diversidade em nossas escolas não é uma tarefa fácil as escolas procuram trabalhar e atender todo tipo de aluno mas acaba tendo algum tipo de dificuldade.

Dentre os vários fatores que geram dificuldades no ambiente escolar está a desigualdade social, o racismo contribui de forma decisiva para a existência da desigualdade social porque hierarquiza os indivíduos com base em sua cor/raça. Desta forma, quem é identificado/a como branco/a é considerado melhor do que quem é negro/a. A diferença, que nos torna únicos e é comum a todos os seres humanos, numa sociedade racista torna-se justificativa para a desigualdade. Muitas vezes esses preconceito a desigualdade nos impede de enxergar as benfeitorias e a importância que essas pessoas geraram,apesar das exclusões nos espaços sociais,os nossos escritores afros nos deixaram significativos caminhos multiculturais,por exemplo os escritores brasileiros,a maioria das pessoas não falam que os que mais se destacaram foram os escritores negros,mesmo nos dias atuais pouco se fala sobre suas descendências e sobre a dificuldades que eles encontraram no decorrer de suas historias,um exemplo marcante em nossa literatura é o de João da Cruz e Sousa,filho de escravos alforriados,teve uma vida sofrida na busca de reconhecimento,não obteve sucesso em vida mas depois foi reconhecido e é considerado até hoje um dos grandes poetas brasileiros,temos também Castro Alves o poeta dos escravos,Machado de Assis,Lima Barreto,esses são alguns nomes dos poetas que pesquisei e pude perceber a contribuição que eles tiveram na nossa literatura,infelizmente são poucos em relação aos outros escritores,que obviamente também contribuíram e engrandeceram de forma espetacular nossa cultura,só acho que nos dias atuais é preciso que haja parcialidade em todos os aspectos,nosso país é um país diversificado com talentos múltiplos, precisamos quebrar essa barreira e explorar nossos poetas negros,e isso deve começar nas escolas,porque na minha época nunca foi citado um escritor negro,fui saber fazendo pesquisas e por acaso fui descobrindo as origens de cada um,é uma realidade muito triste que tem que ser mudada.

A lei 10.639/03 propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Por exemplo, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas. Temos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com