TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Na Idade Moderna

Trabalho Universitário: Educação Na Idade Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

Com o surgimento do renascimento e seus valores, marca o surgimento da Idade Moderna, e com essa nova época podemos afirmar que houve uma revolução, em diversos setores como político, econômico, ideológico, social, geográfico, e como consequência, pedagógico.

No setor econômico, houve a ruptura, do sistema feudalista, e o inicio do livre mercado, iniciando assim o sistema capitalista, onde os protagonistas foram os burgueses, que surgiram com o renascimento, houve também o surgimento do Estado nacional moderno, onde o Estado se dividia por repartições, com a crise no clero, e o surgimento de novos pensadores, a razão e a ciência começaram a ganhar mais destaque e mais força que levaram a ideias progressistas que culminaram no Iluminismo.

Estas foram as principais mudanças, para se definir o renascimento, e essas mudanças, levaram a pedagogia a se adaptar ao homem moderno, um desafio para a educação. O modelo de educação, não se norteou mais pela divisão de classes do feudalismo, mas sim por um modelo humanista.

Podemos dizer que o Renascimento, foi um resgate das ideias Greco-romanas, devido a arte, moral, política e educação, também podemos acrescentar que foi uma época de descobertas cientificas, geográficas e cientificas, e estas descobertas só foi possível com o rompimento da igreja do poder.

Estes fatores levaram ao homem, a novos desafios, e conquistas, descobrindo um mundo para si, preocupavam-se com a felicidade na terra e com uma vida plena e cheia, e assim defina-se o movimento antropocêntrico, o humanismo de caráter mundano livre e aberto.

Com o desenvolvimento renascentista, é que começaram a ocorrem as grandes mudanças nas áreas já citadas, nas áreas políticas, econômicas (com o surgimento da burguesia), social, ideológica e etc. Estas mudanças também explicam a ascensão da burguesia, e a criação do Estado nacional.

Com os ideais antropológicos e humanistas, e ainda mais com novas descobertas, o iluminismo fez com que surgisse um homem com novos anseios, que impactou profundamente na educação e no campo pedagógico. Os humanistas renascentistas levaram a tona a escrita e a leitura, como base pedagógica, outros valores na área da educação e pedagogia entraram em questão, como o amor a glória, respeito aos mais velhos, honestidade, um destes humanistas se chamava Leon Alberti, ele voltou a seu ensino a burguesia, que necessitava de ensinos mais práticos, diferente da nobreza, o ensino de Alberti, baseava nas ciências e nas artes, e também jogos e ginástica.

Com o desenvolvimento do Iluminismo, as escolas da Idade Moderna com caráter humanista, tratavam de diversos temos, sendo até chamadas de ecléticas a

literatura ,as artes, a ciência, a ginástica e a ética com uma forte senso de responsabilidade de como seria passado aos alunos e de que teria que ter um ensino praticado devido a ascensão da burguesia.

O ensino baseava em três etapas, a elementar, que era o estudo da leitura e da escrita, a gramatical, que era o estudo da gramática da língua e a estrutura lógica dela, e a retórica, que consistia na analise de estudos de Platão, Aristóteles, entre outros.

Com base nestas afirmações, podemos dizer que a educação, estava voltada para o individuo, levando em com ta seu desenvolvimento pessoal, a educação voltada para o Estado não era a ênfase, e tudo isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com