TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade moderna

Artigo: Idade moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Artigo  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  774 Visualizações

Idade moderna – século XV ao século XVIII - é um ciclo histórico que tem características profundamente diferentes do período anterior, a Idade Média. Com a modernidade, prepara-se primeiro o declínio, depois o desaparecimento daquela sociedade de ordens (clero, nobreza e povo) que tinha sido característica da Idade Média. Aquela sociedade, que de certa maneira negava o exercício das liberdades individuais para, ao contrário, valorizar os grandes sistemas coletivos: a Igreja e o Império1. É importante relembrar das aulas de história, que a individualidade é exercida na antiguidade, mas em parte da Idade Média, esse conceito desaparece. Tudo gira em torno do coletivo.

A chegada da modernidade se apresenta, portanto, como uma revolução em muitos campos: geográfico, econômico, político, social, ideológico, cultural e também pedagógico. Como revolução geográfica, a modernidade vai deslocar o eixo da história do Mediterrâneo para o Atlântico. Do oriente para o ocidente. E com os descobrimentos e a colonização de novas terras, cria-se a possibilidade de contatos bastante estreitos entre diferentes áreas do mundo. Diferentes povos, etnias, culturas, entre diferentes modelos antropológicos, como o contacto do europeu com o índio, por exemplo.

Do ponto de vista econômico, esta revolução pôs fim ao modelo feudal, com seu sistema econômico fechado, baseado na agricultura, para impulsionar uma economia de intercâmbio, baseada na mercadoria e no dinheiro. Nasce o sistema capitalista, que já vinha se desenvolvendo desde meados da Idade Média. Como revolução política, a modernidade tem como centro o nascimento do estado Moderno, que é um Estado

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com