TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação no mundo moderno

Artigo: Educação no mundo moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Educação na Modernidade

A educação na modernidade rompe o modelo feudalista, ganhando novos modelos e paradigmas, surgindo assim a necessidade da escola produzir um novo homem, que compreenda, aceite e atue como um ser ativo e critico na sociedade em que vive.

Esse novo modelo educacional é marcado pela formação de um indivíduo formal e normativo, tornando-o emancipado. Antes as principais disciplinas de formação eram a matemática e as ciências, agora devido a essa nova necessidade, outras disciplinas passam a fazer parte da educação a fim de tornar as pessoas mais conscientes.

Alguns aspectos determinantes desse período com relação a educação são a necessidade de compreensão psicológica do processo de aprendizagem, a necessidade de enriquecimento dos conteúdos programáticos do ensino, tendo em vista o surgimento de novas ciências e a necessidade de uma democratização do ensino, sem a importância da classe social.

Essas novas mudanças trouxeram alguns dilemas que entram em discussão, com relação aos objetivos da escola na modernidade, ou a escola tenta formar cidadãos com uma educação padronizada, visando uma convivência pacifica, voltada para os interesses de quem monopoliza o poder econômico, social, político e cultural, onde os cidadãos ficam conformados com a situação, ou forma as pessoas critica e conscientemente, o que pode se tornar oposto a uma educação voltada aos interesses do Estado.

Com isso, os fatores históricos e filosóficos na educação teve grande impacto, muitas escolas reviram suas metodologias de ensino, mudando o rumo da educação, ganhando um novo norte, pois os modelos e os programas devem corresponder aos desafios da época. A nova educação deve ser marcada pelo aspecto social em detrimento ao aspecto individual e subjetivo, visando a formação do cidadão, tornando-o consciente e participativo na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com